Abordagem Notícias
CATEDRAL
LOCAL • 14/01/2022

Ministro de Ciências, Tecnologias e Inovações, Marcos Pontes, participa de evento na FEMA

Em evento realizado no dia 12, o ministro esteve na FEMA, onde falou sobre o trabalho desempenhado.

Ministro de Ciências, Tecnologias e Inovações, Marcos Pontes, participa de evento na FEMA

Realizado na quarta-feira, 12 de janeiro de 2022, nas dependências do Anfiteatro da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), o evento organizado pela FEMA, em parceria com a Prefeitura de Assis, Câmara Municipal e Associação Comercial e Industrial de Assis, recebeu a ilustre presença do astronauta Marcos César Pontes, Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil.

 

Na ocasião, estiveram presentes o presidente da FEMA, Arildo Almeida, o diretor executivo, Eduardo Vella, o diretor e vice-diretor acadêmico da FEMA, Gerson José Benelli e Alex Poletto, o prefeito de Assis, José Fernandes, o atual presidente da Câmara Municipal, Luiz Antônio Ramão,  o Vice-presidente, Nilson Sergio de Mello e representantes ACIA, docentes e alunos da FEMA e diversas outras lideranças e personalidades de Assis e região.

 

Durante do evento, o ministro Marcos Pontes pôde conhecer um pouco mais do HUB de Inovação, criado pela FEMA, que conta com o apoio de diversas figuras do setor privado da cidade de Assis. Para Alex Poletto, vice-diretor acadêmico da FEMA e um dos idealizadores do HUB Inova FEMA, receber a visita do ministro é “importante não só para a região de Assis, mas para nós da FEMA, pois acabamos de inaugurar o nosso HUB de inovação, que tem tudo a ver com ciência e tecnologia.” Alex também recorda que a FEMA já vem participando, anualmente, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia há 15 anos, com o seu Fórum Científico, que visa promover a pesquisa e a ciência na instituição.

 

O diretor acadêmico da FEMA, professor Gerson José Benelli, ressalta que receber a visita do ministro “nos coloca em um patamar elevado de prestígio entre as instituições de ensino superior da região perante as autoridades municipais e estaduais, como tivemos em outubro de 2021 com a presença do vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, aqui em nosso campus. E, agora, estamos recebendo o ministro Marcos Pontes que veio até aqui nos falar um pouco sobre o seu trabalho no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Sem dúvidas, este é um momento de reconhecimento da FEMA como uma instituição sólida, séria e que promove o desenvolvimento científico, humano e social”, conta Benelli.

 

Como mencionado pelo diretor durante a sua fala no evento, o ministro Marcos Pontes trouxe mais informações sobre todo o trabalho desempenhado por ele ao longo desses três anos à frente da pasta e também mencionou os desafios que as áreas de ciência, tecnologias e inovações enfrentam, “a missão do nosso ministério é produzir conhecimento e contribuir para a melhora da qualidade de vida dos brasileiros. E como a gente faz para acontecer isso? Sendo posicionado como um hub ou como uma caixa de ferramentas. Se você olhar um país como o nosso Brasil, nós temos iniciativas de ciências, tecnologias e inovações espalhadas por todo o território nacional e elas são espalhadas nos setores públicos, privados e do terceiro setor e é por isso que o ministério tem que ser um hub, tem que conectar tudo isso”, falou o ministro aos presentes no evento, que contou com professores, empresários e lideranças políticas de Assis e região.

 

Para o presidente da FEMA, Arildo Almeida, “é um imenso prazer estar recebendo, pela segunda vez, o ministro da Ciências, Tecnologias e Inovações aqui no campus da FEMA. Nós, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Assis, trouxemos o ministro aqui exatamente pra ampliar o diálogo sobre modernização, de criação de espaços e, também, para que nós pudéssemos ter a oportunidade de apresentar a ele o nosso Hub de Inovação, inaugurado oficialmente no segundo semestre de 2021”, explica  o presidente.

 

O HUB Inova FEMA está comprometido em auxiliar na criação de novos negócios (como empresas filiadas, startups e spin-offs), produtos, serviços e soluções que em seu processo de construção e execução possam beneficiar tanto a universidade quanto a sociedade. Ele foi criado com o intuito de atuar na disseminação da cultura de inovação e tecnologia de dentro para fora da universidade, procurando se aproximar da sociedade e reverter para ela seus desenvolvimentos.

 

Assessoria de imprensa Fema