Abordagem Notícias
DOM CUMPIM
LOCAL • 05/01/2022

Assis vive surto de gripe, ou aumento de casos da Covid-19?

As duas situações estão presentes no município, segundo a secretária de Saúde.

Assis vive surto de gripe, ou aumento de casos da Covid-19?

Entre terça e quarta-feira, 04 e 05, Abordagem Notícias recebeu denúncias de dois pacientes que foram diagnosticados com quadro de influenza (gripe), uma doença viral aguda do aparelho respiratório, que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal estar, cujos sintomas podem ser confundidos com os mesmos do novo coronavírus, que voltou a crescer em Assis após os festejos de final do ano.

Esses pacientes relatam terem ido até a UPA – Unidade de Pronto Atendimento, e que, não tendo ficado tranquilos com o diagnóstico, procuraram laboratórios e fizeram exames particulares, positivando para a Covid-19. Um desses casos é de uma mulher, que prefere não se identificar publicamente, e está revoltada com o que denomina descaso e erro de diagnóstico.

“Passei pela UPA e só mediram a minha saturação para dar o diagnóstico de gripe forte. Não fizeram teste algum para saber se eu estava com a Covid-19. A UPA estava (ontem) transbordando de gente, que passava mal e esperava por atendimento.  Os médicos estão dizendo para as pessoas que é caso de gripe, que a cidade vive um surto, mas como estou me sentindo muito mal, fui no particular e o resultado foi positivo para Covid-19. Estão tratando a Covid como se fosse gripe; com isso, a cidade vive um surto do coronavírus que tende a crescer cada vez mais”, alerta.

Em contato com a secretária municipal de Saúde de Assis, Cristiani Silvério, para verificar a procedência da denúncia, a resposta obtida foi que houve, sim, um aumento do número de casos de Covid-19 e todos os dados são disponibilizados, diariamente, pela Secretaria Municipal de Saúde, através do boletim epidemiológico. Afirma a secretária, que todas as Unidades de Saúde realizam o RTPC, que ela classifica como teste padrão ouro.

“As Unidades UPA e PA do Maria Isabel estão com um aumento significativo na sua demanda. A partir de hoje organizamos um horário (veja abaixo) em todas as unidades básicas para atendimento exclusivo aos casos de sintomas gripais, pois a circulação dos vírus da influenza e da Covid estão presentes em Assis e em outras regiões. Até o presente momento, não há aumento no agravamento dos casos”, garante.

Nesta quarta-feira, 05 de dezembro, 51.131 pessoas foram notificadas no sistema de saúde de Assis com sintomas da Covid-19, sendo que 15.325 estão positivadas para a doença e 35.283 tiveram resultados negativos. Há 523 pessoas no aguardo dos resultados de exames, enquanto 75 permanecem em isolamento domiciliar.

Não há nenhum óbito em investigação, e nenhuma pessoa internada em UTI. Uma mulher, com resultado positivo, está internada em enfermaria.

Assis tem 420 óbitos pela Covid-19.

 

Horários exclusivos de atendimento nas Unidades Básicas e Estratégias Saúde da Família nesta quarta-feira, 05:

7 às 9 horas – ESF Vila Progresso – Av. São Cristovão, 1560

7 às 9 horas – ESF Prudenciana – Rua José dos Santos Silva, 441

7 às 9 horas – ESF Jardim Eldorado – Rua Ênio Marquesini, 108

7 às 10 horas – ESF Parque Colinas – Rua José Maurício Nucci, 258

7 às 10 horas – ESF Vila Cláudia – Rua Maria Gonçalves Barbon, 317

7 às 9 horas – ESF Jardim Santa Clara – Rua Santa Isabel

7 às 9 horas – ESF Bela Vista – Avenida Perimetral, 834

7 às 11 horas – ESF Parque Universitário – Rua Rubens Ribeiro de Moraes, 122

9h30 às 11h30 – UBS Vila Fiúza – Rua Gonçalves Ledo, 325

9 às 11h00 – ESF Rural – Rua Maria Gonçalves Barbon, 317

13 às 16h30 – ESF Vila Glória – Pastor Abel A. Camargo, 275

13 às 16h30 – ESF Assis IV – Pastor Abel A. Camargo, 275

14 às 16 horas – ESF Jardim Três Américas – Rua Leonor, 609

14 às 15h30 – UBS Vila Ribeiro – Rua Viriato Correia, 555

14 às 16 horas – UBS Bonfim – Rua Senhor do Bonfim, 481

15 às 17 horas – UBS Vila Operária – Avenida Antônio Zuardi, 180

 

 

Abordagem 




lena pilates
Pharmacia Antiga