Abordagem Notícias
UNOPAR/ANHANGUERA
GERAL • 17/09/2021

Vulcão que pode provocar tsunami no Brasil entra em estado de alerta

A erupção do Cumbre Vieja seria capaz de causar grande impacto no litoral do nosso país.

Vulcão que pode provocar tsunami no Brasil entra em estado de alerta

Um vulcão com potencial para provocar um tsunami no Brasil acaba de entrar em estado amarelo de alerta. Isso quer dizer que aumentou a atividade sísmica do Cumbre Vieja, situado nas Ilhas Canárias, arquipélago espanhol a oeste da costa do Marrocos. Sua erupção poderia causar um grande impacto no litoral de nosso país, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

Tsunami no Brasil

O alerta amarelo é o segundo mais grave. Segundo o Instituto Geográfico Nacional da Espanha, foram detectados 4.222 tremores no parque nacional Cumbre Vieja, onde fica o vulcão, situado ao sul da ilha de La Palma. O órgão informou que não há evidência de erupção imediata, mas essa situação pode mudar rapidamente. 

Pesquisas apontam que a erupção do Cumbre Vieja seria capaz de afetar o litoral brasileiro. "Este movimento (...) poderá ser capaz de gerar um tsunami que percorrerá distâncias transatlânticas e que atingirá praticamente todos os países banhados pelo oceano Atlântico. A partir da modelagem de tal evento, obteve-se a informação que toda a costa brasileira será afetada", diz um estudo assinado pelo geólogo Mauro Gustavo Resse Filho.

Apesar do risco, especialistas acreditam que não há motivo para preocupação no momento. "Se essa possibilidade de erupção ocorrer, não significa que vai ser explosiva; se for, não quer dizer que vai chegar aqui com ondas de oito, dez metros; pode chegar aqui bem menor", disse Carlos Teixeira, pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará, em entrevista ao UOL.

 

G1 e Uol