Abordagem Notícias
UNOPAR/ANHANGUERA
LOCAL • 03/09/2021

Alerta: Variante Delta já circula em Assis e região

Três amostras de exames recebidos ontem dão conta da presença da variante do novo coronavírus.

Alerta: Variante Delta já circula em Assis e região

 

No final da tarde de ontem, 02 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Assis, através da Vigilância Epidemiológica, recebeu resultados do sequenciamento genético de amostras de pacientes que fizeram testes para detectar a contaminação pela Covid-19.  O resultado, em três material, mostrou a presença da variante Delta, o que leva a crer que mais pessoas do convívio dessas, ou que tiveram contato, já estejam infectadas.

Ouvindo a secretária municipal de saúde de Assis, Cristiani Silvério, nesta sexta-feira, 03, é possível informar que outros municípios da região também já têm a presença da variante.

“Nesse mesmo e-mail recebido pela Vigilância Estadual também temos resultados da presença da variante Delta em Paraguaçu, Palmital e Ibirarema. Cabe a nós, agora, fazer a investigação desses casos e entender se essas pessoas se contaminaram aqui no município de Assis, ou fora”, pontua Cristiani.

 A secretária conta que a Vigilância Epidemiológica do município vai fazer essa investigação, com monitoramento dos casos. As análises das amostras são feitas pelos institutos Butantã e Adolfo Lutz, sendo recebidos periodicamente.

“O que cabe a nós é alertar a população sobre a presença dessa variante aqui no município de Assis, para que haja conscientização e ações no sentido de entender sobre a necessidade de continuar com as medidas de proteção, como o uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento entre as pessoas. Queremos avançar na vacinação e, inclusive, no feriado faremos uma ação de vacinação da segunda dose, porque a gente precisa é ampliar essa cobertura. A variante Delta é mais transmissível e mais letal, e uma dose só não dá proteção ideal para as pessoas”, finaliza a secretária em tom de alerta e preocupação.

 

Redação Abordagem