Abordagem Notícias
SANTA CASA
GERAL • 31/08/2021

Terror em Araçatuba: Polícia Federal assume investigação de ataque a bancos e mortes

Ação dos criminosos deixou cinco feridos e três mortos, dois deles moradores.

Terror em Araçatuba: Polícia Federal assume investigação de ataque a bancos e mortes

A Polícia Federal assumiu a investigação do ataque a bancos em Araçatuba (SP), que terminou com três mortes, cinco feridos e dois presos. A PF vai investigar o caso porque dois bancos, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, são instituições ligadas ao governo federal. Policiais federais de Marília, Presidente Prudente e Sorocaba vão participar da força-tarefa para identificar e prender a quadrilha que aterrorizou Araçatuba nesta segunda-feira (30).

A PF já começou a trabalhar, com apoio das polícias Militar e Civil, e segue ouvindo testemunhas.

A polícia de Mato Grosso do Sul reforçou o policiamento para identificar possível fuga dos criminosos para o estado, apesar da polícia de SP informar que não há indício de fuga para outros estados.

Centro de Araçatuba (SP) amanheceu vazio após bandidos espalharem explosivos — Foto: Reprodução/TV TEM

Pelo menos 20 criminosos participaram da ação criminosa no interior de São Paulo. Eles chegaram à região central de Araçatuba por volta da meia noite de segunda-feira (30).

A quadrilha rendeu moradores e os usaram como "escudo humano" sobre os carros. Um homem obrigado a se segurar no capô de um carro relatou momento de pânico.

Veículos foram queimados em vários pontos do município e da região para impedir a chegada da polícia. Drones também foram usados pela quadrilha para monitorar a ação da Polícia Militar.

O grupo espalhou explosivos por vários pontos da cidade. A polícia identificou 20 locais com os artefatos e policiais do Gate foram acionados para fazer uma varredura dos explosivos espalhados pela cidade. Até esta manhã, 16 artefatos tinham sido desarmados.

[Criminosos fizeram 'escudo humano' com moradores de Araçatuba (SP) — Foto: Arquivo pessoal]

 

Ataque a bancos

Duas agências bancárias foram assaltadas. Em uma delas, que funciona como uma tesouraria regional, os criminosos tiveram acesso ao cofre subterrâneo. Na outra, a quadrilha atacou os caixas eletrônicos. A terceira agência foi apenas danificada. O valor levado não foi divulgado.

Depois de atacarem as agências bancárias e trocar tiros com a Polícia Militar, os criminosos fugiram em direção ao bairro Engenheiro Taveira, onde também roubaram veículos de moradores.

[Agência da Caixa Econômica Federal ficou destruída após ataque em Araçatuba (SP) — Foto: Arquivo pessoal]


Durante a ação, dois moradores e um dos integrantes da quadrilha morreram baleados. Uma das vítimas é o personal trainer Márcio Victor, que é filho de um investigador da Polícia Civil.  A outra é o comerciante Renato Bortolucci, dono de um posto de combustíveis da cidade. A polícia acredita Renato filmava a ação dos criminosos quando foi morto. Ele deixa esposa e duas filhas.
 

[Márcio Victor e Renato Bortolucci morreram em ataque de quadrilha a agências bancárias de Araçatuba (SP) — Foto: Arquivo pessoal]

Segundo a Polícia Militar, o criminoso morto durante troca de tiros foi identificado como Jorge Carlos de Melo. Ele tinha 39 anos e carregava o documento de identidade na cueca. O corpo dele foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Araçatuba.

Cinco homens também ficaram feridos durante o mega-assalto. Todos foram levados para a Santa Casa de Araçatuba, incluindo o jovem que teve os pés amputados após se aproximar do explosivo.

Dos cinco pacientes, dois estão com escolta policial. Ou seja, são considerados suspeitos de participarem da ação.

Buscas

Policiais civis, militares e federais fizeram buscas pelos criminosos durante toda a tarde de segunda-feira. Em uma mata localizada entre os municípios de Bilac e Gabriel Monteiro (SP), foram encontrados sete carros usados pela quadrilha.

De acordo com a Polícia Militar, um veículo com vidro do passageiro adaptado para tiros serem disparados foi encontrado.

"O veículo é de grande porte. Possivelmente, eles deixaram um calibre.50, que é uma arma de guerra, fixado em um tripé. O buraco serve para colocar o cano arma para o lado de fora. Os bandidos conseguem atirar na de dentro do carro. Eles ficam protegidos porque o veículo é blindado. Nós encontramos munições de .50, .762. e .556", afirmou o capitão Alexandre Tropaldi.

Um ônibus abandonado com tambores de gasolina também foi encontrado próximo ao pedágio de Glicério (SP). A suspeita é de que o combustível tenha sido usado pelos criminosos para atear fogos em veículos na Rodovia Marechal Rondon.

 

Reprodução do conteúdo do G1

 




lena pilates
Pharmacia Antiga