Abordagem Notícias
UNOPAR/ANHANGUERA
BELEZA • 24/08/2021

Cirurgião Plástico alerta sobre fake News nas redes sociais e reforça importância da escolha séria

Luiz Haroldo Pereira é médico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Cirurgião Plástico alerta sobre fake News nas redes sociais e reforça importância da escolha séria

Um estudo publicado no Journal of the American Society of Plastic Surgeons tem deixado muitos médicos preocupados. A pesquisa, feita em 2020, aponta que as redes sociais se tornaram um método de busca de profissionais para as pessoas que desejam realizar algum procedimento estético. De acordo com o estudo, o perfil do profissional no Instagram está servindo de currículo e fator de escolha decisivo nesse contexto. Os usuários olham apenas as fotos e vídeos, mas não necessariamente prestam atenção às informações relevantes como formação, especialização e experiência. Para o Dr. Luiz Haroldo Pereira, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, esses dados são alarmantes, já que muitos casos de erros em procedimentos cirúrgicos ocorrem devido a uma perigosa combinação de sociedades médicas clandestinas, pacientes desinformados e a ânsia por um corpo impecável:

 

 “O desejo de obter beleza a qualquer custo pode ter resultados gravíssimos. Além de ser uma conduta proibida a médicos, de publicar fotos de pacientes, mesmo que com a autorização deles, muitos profissionais antiéticos usam essas imagens de antes e depois com o intuito de atrair novos clientes com promessas irreais, sem o mínimo de preocupação com a segurança do paciente. Além disso, há o risco dessas imagens não serem verdadeiras, visto que hoje em dia estamos sendo contaminados por fake News e pessoas golpistas querendo se aproveitar dos outros. É necessária muita cautela e paciência na decisão de se submeter a um procedimento estético”.

 

O médico, pioneiro na lipoaspiração no Brasil, reforça a necessidade de procurar profissionais qualificados na hora de realizar cirurgias plásticas e procedimentos invasivos: 

 

“A busca por um médico, neste caso em especial, o cirurgião plástico, jamais deve ser feita através das redes sociais. Número de seguidores não comprova capacidade e formação. Ao procurar um cirurgião plástico, o melhor caminho é ter referências. Independente do tipo de cirurgia, esteja ciente que está com um cirurgião responsável e de qualidade, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Converse com os pacientes que já passaram pelas mãos do cirurgião, confira os resultados na medida do possível e faça a escolha certa.” 

 

Dr. Luiz Haroldo finaliza alertando ainda sobre os preços dos procedimentos: “O barato sai muito caro: Cuidado! Muitos pacientes tendem a escolher um profissional sem ao menos pensarem nos motivos que o tornaram barato, por apenas pensarem no resultado final. Não acredite em tudo que você lê ou vê por aí. Jamais deixe de lado a checagem necessária”. 

 

 

Saiba mais sobre o Dr. Luiz Haroldo Pereira

 

Dr. Luiz Haroldo Pereira, que atende em Copacabana, no Rio de Janeiro, é referência em cirurgia corporal e facial no Brasil. Se especializou na França, tem diversos artigos publicados nas mais conceituadas revistas nacionais e internacionais sobre cirurgia plástica e é autor de vários capítulos de livros sobre lipoaspiração, lipoenxertia, próteses de silicone, cirurgias de face e gluteoplastia.

 

Já foi presidente regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) do Rio Janeiro, participou da banca de exames para título de especialista em cirurgia plástica durante 12 anos e, desde 2006, é membro da comissão de avaliação para médicos que desejam se tornar titulares da SBCP. 

 

www.instagram.com/luizharoldopereira

 

 

Assessoria de imprensa




lena pilates
Pharmacia Antiga