Abordagem Notícias
UNOPAR/ANHANGUERA
BELEZA • 20/10/2020

Protetor solar: antes ou depois do hidratante?

Na rotina de cuidados com a pele, a ordem é muito importante.

Protetor solar: antes ou depois do hidratante?

Quem nunca se pegou com essa dúvida? No geral, filtros solares químicos precisam ser absorvidos pela pele para que possam fazer seu trabalho. Em outras palavras, seria melhor aplicar o protetor solar primeiro? Bem, se você não quer aplicar nada que interfira na sua penetração, como um hidratante espesso que criará uma barreira entre a sua pele e o FPS para protegê-la… Talvez, sim!

Mas, nem todos os dermatologistas concordam. Há também um argumento que você deve aplicar o seu FPS após o hidratante matinal. Isso porque quando o hidratante é aplicado após o filtro solar, ele pode realmente alterar as propriedades do filtro solar. E qualquer coisa que você aplique depois pode diluir o protetor solar e alterar sua eficácia.

“De uma forma geral, é melhor aplicar primeiro o hidratante e depois o protetor solar, a menos que esse protetor seja apenas químico e precise do contato com a pele para agir melhor. Nesses casos, ele deve ser passado antes do hidratante”, ensina a dermatologista Apolônia Salles.

Protetor solar químico X mineral

Para complicar, o tipo de protetor solar que você usa é um fator importante. Enquanto protetores solares químicos precisam ser absorvidos pela pele para funcionarem, protetores solares minerais protegem criando uma barreira física entre sua pele e o sol.

Os ingredientes do filtro solar físico refletem a luz UV. “Os protetores físicos devem sempre ser aplicados depois do hidratante, já que eles refletem a luz solar e não precisam do contato com a pele pra agir.”

Hidratante com FPS

Há mais um fator a considerar: muitos hidratantes faciais matinais são formulados com protetor solar. Nesse caso, procure um produto com FPS de pelo menos 30. “No inverno, é superprático usar o hidratante com protetor, pois o mesmo produto já hidrata e protege. No dia a dia pode ser usado um com FPS acima de 30, mas se você for ficar exposta diretamente aos raios solares, o ideal é usar um acima de 50.”

FPS antes ou depois do hidratante?

Na dúvida, aplique um hidratante leve primeiro, deixe-o penetrar por alguns minutos e, então, aplique o FPS. Melhor ainda é aplicar um hidratante com filtro solar, deixar absorver completamente, e então colocar outro filtro solar mineral ou químico. “Para quem tem melasma, por exemplo, a proteção deve ser sempre reforçada. Pode ser aplicado o hidratante com FPS e um protetor solar por cima. Indico muito o protetor em bastão, pois ele é um dos que mais protege!”, finaliza ela.

 

Beleza na web




lena pilates
Pharmacia Antiga