Abordagem Notícias
Unifio
LOCAL • 13/03/2020

H1N1: Vigilância Epidemiológica faz monitoramento e orientações no Banco do Brasil, em Assis

Um funcionário da agência morreu por conta da doença.

H1N1: Vigilância Epidemiológica faz monitoramento e orientações no Banco do Brasil, em Assis

Considerando que influenza (todos os tipos de gripe) pode se dissiminar rápidamente entre as pessoas, principalmente as que interagem em ambientes fechados, e levando em consideração o óbito do funcionário do Banco do Brasil ocorrido essa semana por H1N1 (confirmação por laboratório particular), a Vigilância Epidemiológica, mantém monitoramento e orientações aos funcionários daquela empresa para proteção e prevenção de novos casos da doença.

O bancário Nilton Mille Meira, de 62 anos de idade, morreu na madrugada de 10 de março. Ele estava internado no Hospital e Maternidade de Assis.

A Secretaria Municipal da Saúde confirmou que a causa da morte foi a gripe H1N1, acrescentando que existem mais casos na cidade, pelo menos seis. 

 

RECOMENDAÇÕES DA VIGILÂNCIA À TODAS AS INSTITUIÇÕES (PUBLICAS E PRIVADAS)

 

A influenza (gripe A ou H1N1) pode se disseminar rapidamente entre as populações, especialmente as que participam em ambientes restritos ou fechados, podendo causar morbidade considerável e interrupção das atividades diárias. Por isso, é importante que, mediante situações de surto (mais de um caso no mesmo ambiente), sejam adotadas medidas especificas para interrupção da transmissão.

 

Manter ambiente bem ventilado e arejado
Higienizar as mãos com água e sabonete/sabão, após tossir, espirrar ou usar o banheiro;

Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após tossir ou espirrar ou após contato com superfícies; 

Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; 

Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar para evitar disseminação de gotículas das secreções; na impossibilidade de serem usados lenços, recomenda-se proteger a face junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar; 

Prover dispensadores com alcool gel para as mãos

Prover lavatório/pia com dispensador de sabonete líquido, suporte para papel toalha, papel toalha, lixeira com tampa com acionamento por pedal, para o descarte de lenços e lixo; 

Realizar a limpeza e desinfecção das superfícies dos ambientes de uso comuns(cadeiras, mesas,brinquedos, aparelhos e equipamentos em geral) diariamente. O vírus da influenza é inativado pelo álcool a 70% e pelo cloro. Portanto, preconiza-se a limpeza das superfícies, com detergente neutro seguida da desinfecção soluções desinfetantes. 

Preferir não utilizar bebedouros. No entanto, na impossibilidade disto, evitar compartilhamento de copos/vasilhas. Estimular a utilização de garrafas de água individuais. 

Atenção: Individuos com Sintomas gripais devem buscar atendimento médico

SINTOMAS DE GRIPE: Toda pessoa que apresenta doença aguda de início súbito, com febre, tosse ou dor de garganta acompanhado e dor no corpo.

Importante: Recomenda-se que o indivíduo doente com síndrome gripal, permaneça em casa durante os 7 dias após o início dos sintomas, período em que está transmitindo o vírus .

 

 

 

Abordagem Notícias,com informações da Secretaria Municipal de Saúde de Assis

 




lena pilates
Pharmacia Antiga