Abordagem Notícias
Unifio
GERAL • 05/03/2020

Brasil tem oito casos confirmados de novo coronavírus, diz Ministério da Saúde

São Paulo registrou seis casos, Espírito Santo e o Rio, um cada.

Brasil tem oito casos confirmados de novo coronavírus, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (5) o mais recente balanço sobre o novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil. Os dados principais são:

8 casos confirmados
635 casos suspeitos
378 casos descartados

Agora, são seis casos em São Paulo, um no Espírito Santo e um no Rio de Janeiro. De acordo com o ministério, entre as novas confirmações há dois casos de transmissão local relacionados ao primeiro caso confirmado em um morador da capital paulista que viajou para a Itália.

Caso em Barra Mansa (RJ)

De acordo com o ministério, o caso no estado do Rio de Janeiro é uma paciente de 27 anos, brasileira, que esteve na Itália e na Alemanha entre 9 de fevereiro a 23 de fevereiro.

Ela é uma moradora de Barra Mansa. Ela apresentou os sintomas em 17 de fevereiro, e apresentou sintomas ainda durante a viagem. Foi atendida em 2 de março no Brasil. Ela está em isolamento domiciliar.

GUIA ILUSTRADO: sintomas, transmissão e prevenção
O que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, ressaltou que a confirmação de transmissão local, mas que isso não significa que ocorra transmissão sustentada. Atualmente, só há "transmissão comunitária" em países como China, Coreia do Sul e Itália.

"Nós no Brasil não temos transmissão comunitária" - João Gabbardo dos Reis, secretário-executivo do Ministério da Saúde

Antes do atual balanço desta tarde, havia quatro casos confirmados, sendo a quarta confirmação uma paciente de 13 anos que viajou para Itália. Inicialmente o ministério chegou a considerar que, apesar de positivo, o caso não seria incluído entre os confirmados. Depois voltou atrás e considerou outros pontos para listar a adolescente entre os casos confirmados.

"É natural, daqui pra frente, ter mais laboratórios públicos e privados realizando o teste. mas se ela (paciente sem sintomas) fizer e der positivo, essas situações serão classificadas como portador assintomático", diz Gabbardo.

Espírito Santo e Distrito Federal

O caso do Espírito Santo não constou no primeiro balanço, que considerava os casos notificados até 12h. Durante coletiva, o caso foi incluído: trata-se de uma mulher de 37 anos que também tem histórico de viagem para Itália.

O governo federal ainda aguarda a contraprova de um caso no Distrito Federal. O teste que apontou positivo para coronavírus foi feito em um laboratório particular e será avaliado agora pelo Laboratóro Central de Goiás. A paciente é uma mulher de 23 anos que foi para Inglaterra e Suíça, entre 25 de fevereiro e 2 de março, e começou a apresentar os sintomas em 26 de fevereiro.

Casos em São Paulo

Veja abaixo o que se sabe sobre os casos registrados em São Paulo:

1º caso: homem de 61 anos que retornou de Turim
2° caso: homem de 32 anos que chegou de Milão
3º caso: homem natural da Colômbia, 46 anos, que esteve na Itália
4º caso: adolescente de 13 anos, assintomática, que esteve na Itália
5º e 6º casos: não viajaram, mas estão relacionados ao 1º paciente

Caso no RJ

O governo do Rio de Janeiro informou que a paciente infectada é de Barra Mansa, no Sul do estado. É uma mulher de 27 anos que esteve na Itália entre 9 e 23 de fevereiro e procurou uma unidade de saúde dia 1º de março.

"Ela segue bem. É uma forma branda. Está em isolamento familiar. Os contatos familiares estão sendo acompanhados", disse o secretário estadual de Saúde Edmar Santos.

Fonte G1




lena pilates
Pharmacia Antiga