Abordagem Notícias
SANTA CASA
REGIÃO • 21/02/2020

Cândido Mota confirma 11 casos de dengue

Prefeitura realiza mobilização nesta sexta-feira.

Cândido Mota confirma 11 casos de dengue

A Secretaria da Saúde e Higiene de Cândido Mota confirmou nesta quinta-feira, dia 20, que há 11 casos confirmados da dengue no município. Enquanto nos trinta dias de janeiro foram registrados seis casos, em 20 dias de fevereiro foram confirmados cinco novos doentes. A preocupação do prefeito Roberto Bueno e a secretária Amanda Mailio Santana é que novos casos que estão ainda na fase de realização de exames, sejam confirmados nos próximos dias. E a preocupação aumenta na medida em que cresce também o número de casos em cidades da região; muitas delas já registram epidemia da doença.

Diante disso, a prefeitura programou para esta sexta-feira, dia 21, a realização de uma ação de mobilização contra a dengue. Os trabalhos, norteados pelo decreto 5399, devem envolver agentes públicos, estudantes, professores e moradores e vai acontecer das 8h às 13h. O objetivo é conscientizar sobre a necessidade da participação de todos para combater o mosquito. “Com essa mobilização, buscamos evitar que, através da soma de ações entre poder público e população, tenhamos uma epidemia de dengue em nosso município”, disse Roberto Bueno.

E continuou o prefeito: “É fundamental conscientizar a população para fazer a sua parte no processo de prevenção, evitando e garantindo que não apareçam novos focos do aedes aegypti. E mais, prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, zika e chikungunya”.
Para a mobilização desta sexta-feira, o prefeito convocou servidores públicos municipais, da prefeitura e do Saae. “Excepcionalmente neste dia 21, o horário de expediente dos trabalhadores municipais que participarem da ‘Ação de Mobilização contra o Aedes Aegypti, será das 7h30 às 13h. Os serviços públicos considerados essenciais não serão prejudicados; ou seja, nestes casos será mantido o atendimento à população”, completou Roberto Bueno.

Preocupante

A secretária da Saúde Amanda Mailio Santana, disse estar preocupada com os casos da doença no município. Isso porque, conforme relatou, o ‘cenário que se vive neste começo de fevereiro em toda a região, leva a isso’. “Tivemos chuvas, calor intenso e sujeira espalhada nos terrenos, o que nos traz grande preocupação”, disse ela. A secretária lembrou que municípios da região continuam apresentando epidemia de dengue, tendo inclusive que oferecer até salas de hidratação aos pacientes.

“O nosso município não ficará atrás se não colaborarmos. Estamos fazendo nossa parte, com os agentes nas ruas visitando, orientando, notificando e possivelmente multando também, fazendo bloqueio e eliminação de criadouros. O perigo é para todos e o combate também”, frisou.
Mais uma vez, ela alertou que existem regiões da cidade onde as pessoas descartam lixo e entulhos sem qualquer critério. “E mesmo assim a prefeitura realiza a limpeza. Mas, não passa nem 24 horas da limpeza e já tem lixo no local novamente. Isso colabora para o aparecimento do aedes aegypti, escorpião e outros bichos peçonhentos. Precisamos da parceria com a população para vencer este mal”, completou.

 

Fonte - O Diário do Vale