Abordagem Notícias
SANTA CASA
LOCAL • 16/01/2020

Penitenciária de Assis encerra projetos com sentenciados

O término refere-se aos projetos realizados no segundo semestre de 2019.

Penitenciária de Assis encerra projetos com sentenciados

A Penitenciária de Assis realiza regularmente projetos voltados à reinserção social dos presos que comprem pena na Unidade. Os projetos são realizados por edições semestrais e têm surtido efeitos benéficos aos participantes, conforme avaliações dos responsáveis por cada um deles.

No segundo semestre de 2019 foram realizados os projetos Perspectivas, Diálogos, Filosofia Funcional, Entrelinhas, Apoio Vida Nova e Capelania Prisional.

Sobre os projetos, o Diretor Técnico III da Penitenciária de Assis, Mauro Luiz Lima, destaca: “Durante o segundo semestre de 2019 foram alcançados 2.078 atendimentos, os quais efetivamente fazem um papel importantíssimo no processo de mudança de vida dos atendidos. A equipe que executa os projetos está de parabéns pelo empenho e dedicação no cumprimento da missão da SAP”, conclui.

 

Saiba sobre esses importantes projetos para a reinserção dos sentenciados:

 

 

 

Projeto Perspectivas – Projeto idealizado em 2008 pelo agente de segurança penitenciária, Mauro Sérgio Nunes (in memoriam) e atualmente colocado em prática pelos funcionários do Centro de Trabalho e Educação da Unidade, Roseli Ferreira Ameduri e Fernando Augusto Carmo Leme Chu, com o apoio da estagiária da Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel, Yasmin Dionisio Paes, e das graduandas de psicologia da UNESP Giovanna Lima Thomazella, Ana Carolina Gonçalves Barros e Luisa Carla Kubo Fontes, orientadas pelo Prof. Dr. Deivis Peres. O Projeto Perspectivas tem o objetivo de fazer com que os participantes tenham motivação para mudanças culturais e de paradigmas, fazendo com que sejam conscientes de seu dia a dia, de sua história, de sua realidade e de suas possibilidades de reintegração social. No segundo semestre de 2019 o Projeto realizou 56 horas de atividades, alcançando 565 atendimentos.

 

Projeto Diálogos

Projeto idealizado em 2015 pelo Prof. Dr. Deivis Peres, da UNESP de Assis, e pela psicóloga Elisa Maria Malacrida, da Penitenciária de Assis, sendo executado como Curso de Extensão da UNESP, por graduandos de Psicologia, com a orientação do Prof. Deivis e o apoio de Elisa e de Aparecida Conceição de Souza, diretora do Centro de Reintegração Social e Atendimento à Saúde, da Unidade Prisional. No segundo semestre de 2019 foram realizados dois cursos: “Saúde Mental e Luta Antimanicomial” e “Literatura Marginal”.  O primeiro teve como objetivo promover aos participantes o conhecimento sobre a história da loucura e discutir o adoecimento psíquico, e foi executado pelas graduandas Esther Vieira Andrade e Fernanda Ribeiro Dias. O segundo Curso teve como objetivo apresentar aos participantes o movimento da literatura marginal, como surgiu e seus principais autores, motivando os participantes a produzirem seus próprios textos e poesias, e foi executado pelas graduandas Carolina Menegassi, Giovana de Paula Teles e Thais Souza Fialho. O Projeto foi realizado em 48 horas de atividades, alcançando 564 atendimentos.

 

Projeto Filosofia Funcional

Projeto idealizado em 2017 pelo agente de segurança penitenciária, Mauro Sérgio Nunes (in memoriam) e atualmente colocado em prática por graduandos de psicologia da UNESP, sob orientação do Prof. Dr. Deivis Peres, e com o apoio da psicóloga Elisa Maria Malacrida e da diretora do Centro de Reintegração Social e Atendimento à Saúde, Aparecida Conceição de Souza, ambas da Penitenciária de Assis. O objetivo do Projeto é conhecer, discutir e refletir sobre a filosofia, proporcionando aos participantes possibilidades de conhecimento sobre a realidade e de mudanças de paradigmas. No segundo semestre de 2019 o Projeto foi executado pelos graduandos Igor Gonçalves de Matos, Lucas de Miranda Aguilar e Andreza Cristina Ferreira, tendo 24 horas de atividades e alcançando 163 atendimentos.

 

Projeto Entrelinhas

Projeto idealizado em 2019 pela então estagiária de psicologia Cloé Siqueira Maschietto e atualmente executado pela psicóloga Elisa Maria Malacrida e pela Diretora do Centro de Reintegração Social e Atendimento à Saúde Aparecida Conceição de Souza. O Projeto tem como objetivo promover a percepção emocional e a discussão da realidade a partir da articulação da psicologia com a sétima arte – o cinema. O Projeto foi realizado em 28 horas de atividades, alcançando 228 atendimentos.

 

Grupo de Apoio Vida Nova

Projeto idealizado pelo agente de segurança penitenciária Nivaldo dos Santos em 2012 e tem como objetivo promover a autoajuda para manutenção da abstinência ao uso de substâncias psicoativas e é executado pela diretora do Centro de Reintegração Social e Atendimento à Saúde, Aparecida Conceição de Souza e por Nivaldo dos Santos. O projeto foi realizado em 45 horas de atividades, com 492 atendimentos realizados.

 

Projeto Capelania Prisional

Projeto idealizado pelo agente de segurança penitenciária Valdecir Nery Evangelista em 2016 e seu objetivo é promover orientação e assistência espiritual. O projeto é executado por Valdecir, tendo atividades desenvolvidas em conjunto com religiosos das igrejas cadastradas para a assistência religiosa. No segundo semestre de 2019 foi realizada a cerimônia de batismo, sendo batizados 09 participantes. A cerimônia teve a participação de 66 pessoas e foi conduzida por Valdecir e pelo pastor da Igreja Batista Wilson Roberto Nunes.

 

 

Fotos: Giuliano Alves





lena pilates
Pharmacia Antiga