Abordagem Notícias
UNOPAR/ANHANGUERA
REGIÃO • 15/01/2020

Assis e região têm Festas de Santos Reis no fim de semana

Em Assis a festa acontece no domingo, na Água do Baixadão.

Assis e região têm Festas de Santos Reis no fim de semana

 

 

Janeiro é mês de Folia de Reis, Companhia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis. Em suma, manifestação católica, folclórica, cultural e festiva, comemorativa da festa religiosa que se caracteriza por celebrar a Adoração dos Magos ao nascimento de Jesus Cristo.

O Dia de Reis - Belchior, Baltazar e Gaspar, é em 06 de janeiro, entretanto as comemorações ocorrem em diversas datas dentro do mês. Alguns municípios da região já realizaram suas festas, e outros, ainda irão promover. Veja abaixo:

 

Datas e locais

 

Sábado, 18 – Platina, na Água do Óleo, das 13h às 21h

Domingo, 19 – Assis, Água do Baixadão, a partir das 11h

Domingo, 19 – Maracaí, na Água do Mosquito, a partir das 10h

Sábado, 25 – Paraguaçu, tradicional Festa do Jorge Rosa, no Sapezal, a partir das 11h

 

Integrantes da Festa de Reis

Três reis magos: participantes que personificam os reis que visitaram o Menino Jesus, quando ele nasceu: Baltasar, Belchior e Gaspar.

Bastiões (palhaços): geralmente três. Eles têm o costume de se chamar de irmãos e possuem obrigações e proibições específicas (como jamais dançar diante da Bandeira). Sua principal função é a proteção da bandeira e a solução do letreiro (que funciona como um enigma) feito pelo dono da casa com folhas e flores, por exemplo, se são colocadas as letras VSR; eles falam um verso para cada letra e dizem o significado, ou seja Viva Santos Reis (VNSA — Viva Nossa Senhora Aparecida, VJC — Viva Jesus Cristo). Eles realizam acrobacias. Usando um bastão vestem-se com máscaras, portam um apito com o qual marcam a chegada e a partida da bandeira, durante as exibições dos bastiões, os espectadores atiram moedas ao chão, em frente a eles para homenageá-los. Eles, então, alegram-se e brincam entre si, empurrando as moedas com o bastão para que o outro palhaço as colete, aproveitam para instigar o público a jogar mais dinheiro, que eles colocam em sacolas para coleta desses donativos.

 

Coro: é constituído geralmente por seis pessoas que são, ao mesmo tempo, cantores e instrumentistas o número, todavia, varia de entre as regiões. Cada membro do coro tem sua função.

Mestre ou embaixador: é o principal personagem da folia, ou ainda chefe da folia, porque ele organiza a logística do grupo, o trajeto, horários e os instrumentos, e é o responsável por improvisar os versos cantados nas residências. Cabe aos mestres a responsabilidade de manter viva a tradição e se encarregar da transmissão oral dele, como lembra Luís da Câmara Cascudo.

Bandeireiro ou alferes da bandeira: tem a função de carregar a bandeira do grupo respeitosamente. Ela é apresentada ao chefe da residência onde a folia passa para receberem os donativos oferecidos pelas famílias

 




lena pilates
Pharmacia Antiga