Abordagem Notícias
UNOPAR/ANHANGUERA
LOCAL • 23/10/2019

Vereador sugere produção de energia fotovoltaica em prédios municipais

O prefeito José Fernandes teria se comprometido a verificar a possibilidade.

Vereador sugere produção de energia fotovoltaica em prédios municipais

O vereador Sargento Valmir Dionizio (PSD), considerando que a energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico e que a instalação de usinas de produção de energia fotovoltaica tem se mostrado viável e de custos acessíveis, especialmente em função da economia de energia e possibilidade da recuperação do investimento em médio prazo, encaminhou requerimento ao Poder Executivo, questionando se existe a possibilidade de instalação de usinas de produção de energia fotovoltaica em prédios públicos, especialmente nas escolas e unidades de saúde.


Em resposta ao requerimento, o prefeito respondeu que: "Inicialmente devemos destacar que o sistema fotovoltaico é de extrema importância na questão da sustentabilidade global. Sabemos também que os equipamentos comercializados possuem um valor econômico ainda considerado, por se tratar de equipamentos importados. Assim, estaremos estudando a viabilidade da instalação desse equipamento em alguns pontos estratégicos e de maior necessidade para a economia financeira e sustentável".

O vereador entende que por ser a célula fotovoltaica, um dispositivo fabricado com material semicondutor, é a unidade fundamental desse processo de conversão e a energia solar é considerada uma fonte de energia renovável e inesgotável, ao contrário dos combustíveis fósseis, o processo de geração de energia elétrica a partir da energia solar não emite dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio e dióxido de carbono - todos gases poluentes com efeitos nocivos à saúde humana e que contribuem para o aquecimento global.

Finaliza Sargento Valmir alegando que: "a energia produzida a partir da luz do sol configura-se como forma de desenvolvimento ambiental sustentável, e por sua importância no quesito sustentabilidade aliado a economia financeira, o Poder Executivo deve sim agilizar a implantação do sistema fotovoltaico de captação de energia solar".

Agora é aguardar para ver se o prefeito José Fernandes considera viável a sugestão apresentada pelo vereador. 

 




lena pilates
Pharmacia Antiga