Abordagem Notícias
SANTA CASA
REGIÃO • 18/09/2019

Cândido Mota realiza fase municipal do ‘Festival JovenCanta’ neste dia 20

O evento irá acontecer na Chácara Jeito Caipira, com início às 19h30.

Cândido Mota realiza fase municipal do ‘Festival JovenCanta’ neste dia 20

O município de Cândido Mota irá realizar neste dia 20, a fase municipal do IV Festival JovenCanta. Irão participar somente jovens de Cândido Mota, em evento que irá acontecer na Chácara Jeito Caipira, com início as 19h30. Estarão participando alunos das redes estaduais e particulares da cidade.

A fase regional acontecerá em 16 de novembro, no Teatro Municipal de Assis, com um representante de cada município participante da Câmara Técnica de Cultura do Civap, classificado na fase municipal.

O Festival de Música JovenCanta foi idealizado pela Câmara Técnica de Cultura e Turismo do Consórcio Intermunicipal do Vale Paranapanema, o Civap.
Ela é composta por dirigentes de cultura e turismo da região, com o apoio das prefeituras das cidades que participam do evento e comércio em geral.

O JovenCanta tem a participação de jovens entre 14 e 18 anos e é realizado em duas etapas; a municipal e regional, com apresentações de voz e violão. O candidato classificado em primeiro lugar na etapa municipal, disputa com os representantes das outras cidades participantes.

O evento foi realizado pela primeira vez em 2009 com a finalíssima sediada pela cidade de Assis. No ano seguinte, Paraguaçu Paulista foi responsável pela fase regional e em 2011, na sua terceira edição, a cidade de Cândido Mota foi escolhida para revelar o melhor candidato do festival.

A cada edição um tema representativo da MPB é eleito para que os jovens cantores e violonistas defendam uma obra escolhida. Em 2009, o motivo era MPB dos anos 60, 70 e 80, no ano seguinte o tema foi Noel Rosa e 2011, foi a vez de Adoniran Barbosa ser relembrado também pelo seu centenário no cenário musical brasileiro.

Muito significativo

“A realização deste festival é muito significativo para nossos adolescentes, afinal, música é a alegria da alma. Agradeço o apoio do prefeito Roberto Bueno e do secretário de Educação e Cultura Celso Josepetti, e a parceria da Chácara Jeito Caipira, que nos possibilitou realizar o evento num espaço que é especialmente musical. Os adolescentes estão muito empolgados e ansiosos, isso é muito bom, uma forma de valorizar a nossa música. O tema desta edição é uma homenagem a Elis Regina”, explicou a diretora do Departamento de Cultura de Cândido Mota, Luciane Caron.

“A Câmara Técnica de Cultura e Turismo do Civap frente ao quadro crítico que se apresenta com vistas à carência regional de meios que ofereçam à população (principalmente a juventude), valores, informações e atividades, que colaborem numa formação íntegra, positiva e saudável, proporcionando uma consequente qualidade social à comunidade, promove o Festival JovenCanta voz e violão envolvendo jovens de 14 a 18 anos de idade nas fases: Municipal e Regional, com vistas a revelar, valorizar e divulgar novos talentos musicais”, completou Lu Caron.