Abordagem Notícias
DOM CUMPIM
LOCAL • 17/05/2019

Penitenciária de Assis início o Projeto Entrelinhas, para sentenciados

A metodologia utilizada é a apresentação de filmes com posterior roda de discussão.

Penitenciária de Assis  início o Projeto Entrelinhas, para sentenciados

No começo deste mês, na Penitenciária de Assis, com a aprovação do Diretor Técnico III, Mauro Luiz Lima, teve início o Projeto Entrelinhas. O Projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento da percepção emocional dos participantes, sendo eles os sentenciados da Unidade. A metodologia utilizada é a apresentação de filmes com posterior roda de discussão, para que através do diálogo possam ser abordados os temas dos filmes e as percepções emocionais dos participantes, criando uma articulação entre eles e as coordenadoras do Projeto.

O Projeto foi idealizado pela estagiária de psicologia Cloé Siqueira Maschietto, graduanda da UNIP, tendo como colaboradora a supervisora de estágio Elisa Maria Malacrida, psicóloga, no sistema prisional a mais de 30 anos.  Ambas atuam como coordenadoras do Projeto e contam com a colaboração das diretorias de Reintegração Social e Educação da Unidade.

Os filmes já apresentados foram: “Bird Box”, “Preciosa – uma história de esperança”,  “O menino que descobriu o vento” e “Nise, o coração da loucura”, tendo 150 participantes. O próximo filme a ser exibido e debatido será “Bicho de Sete Cabeças”. Os sentenciados têm tido participação efetiva no projeto, com apresentação de discussões e reflexões importantes sobre autoestima, resiliência, preconceitos, relacionamento interpessoal e amadurecimento.

Cloé, idealizadora do Projeto, salienta a importância do Projeto em promover mudanças de paradigmas e amadurecimento para apoio na futura reinserção social. Para Mauro Luiz Lima, Diretor Técnico da Unidade Prisional de Assis, iniciativas como esta são fundamentais para o resgate da dignidade dos reeducandos quando retornarem ao convívio da sociedade.

 

 

Texto e fotos: divulgação 

 




lena pilates
Pharmacia Antiga