Abordagem Notícias
SANTA CASA
LOCAL • 09/05/2019

Cartório Eleitoral de Assis faz novo plantão da biometria no sábado, 11

Atendimento será das 8h às 13h e agendamento deve ser feito pela internet.

Cartório Eleitoral de Assis faz novo plantão da biometria no sábado, 11


Neste sábado, 11, os cartórios da Justiça Eleitoral no Estado de São Paulo funcionarão em regime de plantão, com atendimento das 8h às 13h, inclusive em Assis. O eleitor deve fazer agendamento na internet, para maior conforto.

A ação tem o objetivo de facilitar o comparecimento dos cidadãos que não têm disponibilidade no horário normal do expediente dos cartórios eleitorais e, assim, incrementar o número de pessoas com dados biométricos coletados. 

No caso de Assis, o atendimento será feito na sede do Cartório Eleitoral, cujo endereço é Rua Doutor Clybas Pinto Ferraz, 75, na Vila Xavier. 

O plantão só não ocorrerá nas 107 cidades em que o cadastramento da biometria já foi concluído. Por sua vez, as unidades do Poupatempo com serviços eleitorais seguirão o seu funcionamento normal, com horários distintos a depender do local. 

Entre os participantes da ação, estão os 478 municípios em fase de biometria obrigatória. Estes reúnem quase 11,8 milhões de eleitores, dos quais somente 5,4 milhões (45,3%) realizaram o cadastramento das impressões digitais. Nessas cidades, o cidadão que não comparecer até o final do prazo estabelecido terá o título eleitoral cancelado. As datas de término variam entre agosto e dezembro deste ano. 

Nas outras localidades em que haverá plantão, embora a biometria ainda não seja obrigatória, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) recomenda que o eleitor se adiante e já compareça ao cartório ou posto atendimento, no intuito de evitar filas em um momento posterior, dado o provável aumento da procura. O procedimento, envolvendo a coleta de impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada, dura apenas 15 minutos aproximadamente. 

O Estado de São Paulo tem o maior colégio eleitoral do país, com 33,3 milhões de eleitores. Desses, 16,4 milhões (49,3%) participaram do cadastramento biométrico até agora. A meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é a identificação de todo o eleitorado brasileiro já a partir das Eleições Gerais de 2022. 

Plantão anterior 

Neste ano, o primeiro sábado de plantão da biometria foi em 13 de abril e teve sucesso: realizaram-se 29.540 atendimentos em todo o Estado, índice cerca de 30% superior à média de comparecimento diário. 
 


Divulgação pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral)
 




lena pilates
Pharmacia Antiga