Abordagem Notícias
Unifio
LOCAL • 05/10/2018

Historiadora da Unesp de Assis foi escolhida para Comitê do CNPq

A professora é livre-docente em História do Brasil Republicano, desde 2009, pela Unesp.

Historiadora da Unesp de Assis foi escolhida para Comitê do CNPq

A professora e pesquisadora Nível 1 A em História,  do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Tânia Regina de Luca, do Departamento de História da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, câmpus Assis, foi escolhida por pesquisadores de todo o país para vaga no Comitê de Assessoramento da área de História do CNPq, cuja função é colaborar com a Coordenação do Programa de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais (COCHS), no julgamento de propostas de apoio à pesquisa e de formação de recursos humanos.

“A presença de pesquisadores da Unesp em Comitês do CNPq mostra que a Universidade tem quadros qualificados, confiáveis e reconhecidos em todo país. No entanto, mais do que uma honraria é trabalho, pois, se trata de julgar todos os pedidos da área que são submetidos ao órgão federal”, afirmou Tânia de Luca.

A professora é livre-docente em História do Brasil Republicano, desde 2009, pela Unesp. Já foi editora da "Revista Brasileira de História" (ANPUH, biênio 1999/2001) e da revista "História" (Programas de pós-graduação em História da Unesp/Assis e Franca). Por duas vezes coordenou o Fórum Nacional de Programas de Pós-graduação em História da ANPUH, na condição de secretária geral da entidade (biênios 2007/2009 e 2015/2017). Também já foi segunda tesoureira da ANPUH (biênio 2001/2003) e vice-presidente (biênio 2013-2015), quando coordenou a organização do Simpósio Nacional da entidade.

No momento, desenvolve pesquisa sobre a imprensa, entre as décadas finais do XIX e os primeiros decênios da centúria seguinte, além de ser a principal pesquisadora no projeto temático "A circulação transatlântica dos impressos. A globalização da cultura no século XIX", financiado pela Fapesp (Processo 11/07342-9, vigência set. 2011 a ago. 2016). Junto ao CNPq, é responsável pelo projeto “Estudos de jornais em língua estrangeira” (TRANSFOPRESS Brasil).

O mandato é de três anos e a escolha foi realizada após consulta entre pesquisadores, em agosto deste ano, por meio eletrônico. Uma decisão que foi validada pelo Conselho Superior do CNPq.

Assessoria de imprensa 




lena pilates
Pharmacia Antiga