Abordagem Notícias
Unifio
LOCAL • 14/08/2018

Reeducandos da Penitenciária de Assis são beneficiados com curso Técnico de Administração

O projeto é piloto no Estado de São Paulo.

Reeducandos da Penitenciária de Assis são beneficiados com curso Técnico de Administração

Unidade será uma dentre duas escolhidas para trabalhar com Classes Descentralizadas, cujos cursos poderão ser concluídos diretamente em ETECs

Foi realizada no final de julho, na Penitenciária de Assis, solenidade de abertura e aula inaugural da Classe Descentralizada do Curso de Administração Integrado ao Ensino Médio, como resultado da parceria entre a Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (FUNAP), Centro Paula Souza, através da ETEC Pedro D´Arcardia Neto, de Assis, juntamente com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).

O curso que terá duração de 02 anos disponibilizou 20 vagas para os reeducandos do regime fechado, totalizando 1.500 horas. O projeto é pioneiro no Estado de São Paulo, e será, mais uma das diversas oportunidades oferecida pela Penitenciária de Assis aos reclusos para a sua reinserção na sociedade de forma digna.

Segundo o Diretor Geral da Penitenciária de Assis, Mauro Luiz Lima, “A instalação do projeto só foi possível tendo em vista o eficiente trabalho desenvolvido pelos funcionários dessa Unidade Prisional. Parcerias como FUNAP e Centro Paula Souza serão sempre bem vindas, haja vista a responsabilidade social de reinserir o reeducando de maneira íntegra ao convívio social”.

 O evento contou com a presença das Supervisoras do Centro Paula Souza, Márcia Regina de Oliveira Poletine e Thaís Y. Matsumoto, do Diretor da ETEC Pedro d´Arcadia Neto, Daniel Paulo Ferreira, do Diretor Executivo da FUNAP Fernando Gomes de Moraes, da Diretora da Regional de Presidente Prudente Camila Menotti Zanuto, outros diretores regionais e funcionários  da FUNAP,  além dos docentes da ETEC que atuarão na Unidade, funcionários da Penitenciária de Assis e representantes da sociedade civil da cidade de Assis.

Moraes, diretor executivo da FUNAP, reforçou o impacto social de iniciativas como esta: “Nós sabemos das dificuldades da reinserção na sociedade para estes homens em cumprimento de pena. Por isso, nossas capacitações buscam prepará-los para os desafios não só de geração de renda, mas também sociais, de relacionamento e de enfrentamento aos preconceitos”, afirmou o diretor executivo.

Dentre os objetivos do projeto, estão a continuidade da capacitação, uma vez que caso o reeducando obtenha a progressão de regime durante o andamento do curso, é possível continuá-lo regulamente em qualquer uma das mais de 400 ETECs instaladas no estado de São Paulo. Outro ponto em pauta é a ampliação do projeto para mais unidades prisionais após as avaliações de duas experiências pilotos, que estão sendo realizadas em Assis e na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista.

Capacitações como esta fazem parte da formação profissional do Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania – “De Olho no Futuro”, que visa oferecer um preparo certificado e atualizado ao reeducando para o mundo do trabalho e as relações sociais. Os cursos acontecem em parceria com instituições de ensino e organizações da sociedade civil.

SOBRE A FUNAP

A Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – FUNAP – instituída pelo Governo do Estado de São Paulo há 40 anos, é vinculada à Secretaria da Administração Penitenciária que conta, atualmente com 170 estabelecimentos penais.

Tem por missão institucional planejar, desenvolver e avaliar, no âmbito estadual, programas sociais nas áreas da assistência jurídica, da educação, da cultura, da capacitação profissional e do trabalho para as pessoas que se encontrem privadas de liberdade, desenvolvendo, assim, seus potenciais como indivíduos, cidadãos e profissionais e contribuindo para a inclusão social dos mesmos.

 

Fotos de Manoel Cajarana.




lena pilates
Pharmacia Antiga