NOTÍCIA

13/03/2018

'Projeto Broto Verde na Escola: Oficinas ambientais ocorrem na Emeif Maria Amélia de Castro

A coordenadora do projeto diz que a experiência com a escola municipal tem sido gratificante.


'Projeto Broto Verde na Escola: Oficinas ambientais ocorrem na Emeif Maria Amélia de Castro

O Projeto Broto Verde na Escola é uma iniciativa da Flora Vale (Associação de Recuperação Florestal do Médio Paranapanema), que atua com viveiro de mudas em Assis desde 1994 com objetivo de produzir mudas de espécies nativas e eucalipto para comercialização ou doação, através de seus programas e projetos. Outro objetivo da Flora Vale é executar ações ambientais e demais atividades voltadas à educação ambiental.

Dando continuidade ao que já foi iniciado no ano de 2017 na escola, em 2018 o Projeto Broto Verde na Escola está sendo realizado na EMEIF Maria Amélia de Castro Burali, com alunos do 4º ano (1º semestre) e 5º ano (2º semestre). A proposta foi desenvolvida em conjunto com as necessidades da escola, onde um cronograma foi elaborado com as temáticas ambientais almejadas para o ano como Jardinagem, Horta, Compostagem, Água, Solos, Sustentabilidade, dentre outros. As oficinas acontecem toda semana em horários já estabelecidos na escola e também com atividades práticas na horta e no viveiro que ficam na sede da Flora Vale. Ao todo, nas oficinas neste primeiro semestre, participam em média 100 alunos.

A coordenadora do Projeto Broto Verde (Viviane Soares), ressalta que “essa experiência com a escola municipal tem sido gratificante, pois o envolvimento da coordenação e toda equipe escolar tem contribuído para a execução das atividades e aprendizado dos alunos envolvidos nas oficinas”.

A Flora Vale também mantém um Programa de Educação Ambiental que consiste em agendamento de grupos (todas as idades) de Assis e região (escolas, projetos, etc) que podem agendar uma visita monitorada com um roteiro ambiental no viveiro de mudas, onde o visitante pode receber informações e aprender todos os processos para produção de mudas (coleta de sementes, beneficiamento, germinação, operações práticas com as mudas, dentre outras). Para agendamento, basta entrar em contato através do email projetobrotoverde@gmail.com. Em 2017, cerca de 3.400 visitantes passaram pelo Programa, dentre escolas e demais grupos organizados de Assis e região.

 

Entidade: Flora Vale/Projeto Broto Verde

Endereço: Avenida Getulio Vargas s/n (próximo ao Centro Social Urbano)

Telefone: 3322-2996

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta (8 – 11:30, 13 – 17:00hs)

Site: www.floravale.com.br

 



Compartilhe: