Abordagem Notícias
UNOPAR/ANHANGUERA
LOCAL • 20/10/2017

Assis sediou pactuação do projeto Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes com Deficiência

A reunião foi na Casa dos Conselhos de Assis recebeu na tarde de quarta-feira, 18.

Assis sediou pactuação do projeto Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes com Deficiência

A Casa dos Conselhos de Assis recebeu na tarde de quarta-feira, 18, o “Encontro de Pactuação com Gestores” realizado pela APAE DE SÃO PAULO em parceria com o CONDECA, através da articuladora social Ohana Merlo. No encontro foi apresentado a uma nova proposta, a fim de levantar demandas locais e a criação de um Plano de Ação Municipal visando garantir os direitos das crianças e adolescentes com deficiência, além de definição do calendário dos fóruns que serão realizados nesta nova fase do Projeto “Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes com Deficiência”.

No primeiro semestre de 2017, o projeto impulsou a construção de um fluxo de encaminhamento dos casos de violência, assim como discussões de temáticas relacionadas à deficiência, violência e a importância do trabalho em rede. Realizou encontros de articulação com o intuito de fortalecer a rede de proteção à criança e adolescente com deficiência e também mobilizou autoridades municipais para assinarem uma carta de intenções, visando implementar políticas públicas que assegurem os direitos da população com deficiência.

Graças o sucesso desta primeira etapa, o projeto foi contemplado com um termo aditivo com o Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes – CONDECA, no qual município de Assis foi contemplado com três Fóruns.

 PRÓXIMOS FÓRUNS

Durante a reunião, foi organizado um cronograma para os Fóruns que ocorrerão durante o mês de novembro. Fóruns I e II ocorrerão dia 08/11 na Casa dos Conselhos a partir das 13h30, e finalmente o Fórum III ocorrerá no Anfiteatro da FEMA, a partir das 8h30.

O publico alvo estes fóruns são os secretários; gestores, diretores e coordenadores de diversas áreas, e o objetivo desses encontros é pensar em estratégias de como colocar em prática as demandas; e incidir em políticas públicas visando a proteção, promoção e garantia dos direitos humanos da pessoas com deficiência.

DADOS ESTATÍSTICOS

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e com o Banco Mundial (2012), pessoas com deficiência encontram barreiras no acesso aos direitos humanos fundamentais como saúde, transporte, educação, moradia e emprego, sendo excluídas. Ficando assim mais vulneráveis à violência direta e violação de seus direitos. Pessoas com Deficiência Intelectual se encontram em situação ainda mais frágil, devido às dificuldades de elaboração e comunicação dessas experiências. Segundo dados do último Censo Demográfico do IBGE, realizado em 2010, só no Estado de São Paulo, são mais de 503 mil pessoas com Deficiência Intelectual.

 




lena pilates
Pharmacia Antiga