Abordagem Notícias
DOM CUMPIM
LOCAL • 17/10/2017

Escola José Augusto Ribeiro envolve alunos em 'Viver Bem, Horta Orgânica'

Trata-se de um projeto de disciplina eletiva.

Escola José Augusto Ribeiro envolve alunos em 'Viver Bem, Horta Orgânica'

A Escola Estadual José Augusto Ribeiro está desenvolvendo, em Assis, um projeto bem interessante aos alunos e comunidade. Trata-se do ‘Viver de Bem, Horta Orgânica’, inserido em uma disciplina eletiva.

A escola é de Ensino Integral, funcionando das 7h às 15 horas, sendo que os professores permanecem até as 16h. O projeto é desenvolvido em todas as sextas-feiras, das 14 às 15 horas.

São dois professores que coordenam o projeto, sendo eles Solange Siqueira e Rodrigo Marques.

Segundo verificado no amplo local da horta, o projeto é muito bem aceito pelos alunos. Eles participam ativamente do plantio à colheita, e se envolvem de tal forma, que, quando a aula acaba, ninguém quer ir embora. Todos aprendem desde cedo a importância das verduras, em especial sendo elas orgânicas, e sobre a preservação do meio ambiente.

Com o aprendizado do manuseio de uma horta, os alunos são como agentes multiplicadores, ou seja, chegam em casa e contam as novidades aos pais. No dia da colheita, cada criança leva consigo um pouco da produção - diversificada, para serem consumidos.

De acordo com os professores, o projeto desenvolve na criança a vontade de ter uma horta em casa, e isso pode ser uma fonte de renda à família que se interesse em aproveitar um eventual espaço para produzir verduras, que podem ser para o próprio consumo, ou para a venda, conseguindo uma renda extra familiar.

No projeto tudo é aproveitado, inclusive a irrigação com a água da chuva, por meio de cisternas. Em uma caixa d’água são criados peixes, e os resíduos que deixam são usados como adubo na horta.

Os professores convidam a comunidade para conhecer o trabalho e participar da vida escolar dos filhos. “A comunidade  tem total acesso ao grupo”, expressa Rodrigo.

 

Redação e fotos Abordagem Notícias.

 





lena pilates
Pharmacia Antiga