Abordagem Notícias
Unifio
GERAL • 17/09/2017

Comlurb coleta 59 toneladas de lixo no segundo dia do Rock in Rio

Este ano a Comlurb diz que está trabalhando com um modelo de limpeza 100% sustentável.

Comlurb coleta 59 toneladas de lixo no segundo dia do Rock in Rio

O segundo dia de shows do Rock in Rio a Comlurb recolheu 59 toneladas de resíduos das áreas interna e externa, que terão três destinos diferentes. Este ano, a empresa diz que está trabalhando com um inédito modelo de limpeza 100% sustentável.

As 13 toneladas de recicláveis foram entregues às cooperativas de catadores e 46 toneladas de resíduos foram levadas para a Estação de Transferência do Caju para serem segregados, com os orgânicos tratados para a produção de composto orgânico e os rejeitos transportados para a Usina Verde, onde serão transformados em energia.

A operação de limpeza funcionou antes, durante e após o evento. O serviço após o encerramento dos show começou às 6h e antes das 12h já tinha sido encerrado. As equipes atuaram com eficiência e agilidade. O trabalho realizado ao longo da noite e madrugada preparou todas as áreas para a limpeza final da manhã, deixando tudo limpo antes da abertura dos portões neste domingo 17.

A parceria entre a Comlurb e os ecos parceiros, cooperativas de catadores e Usina Verde – pioneira no Brasil no desenvolvimento tecnológico para a recuperação de resíduos sólidos – possibilita que, pela primeira vez, a operação de limpeza da Companhia seja 100% sustentável.

Os materiais recicláveis são entregues às cooperativas, onde os catadores fazem a triagem, enfardamento e comercialização, e os resíduos orgânicos serão tratados para a produção de adubo na Usina do Caju, da Comlurb. O rejeito deste processo será destinado à empresa Usina Verde, incinerado e transformado em energia, na moderna planta da empresa.

Os garis atuaram na parte interna, se revezando em três turnos, com o apoio de diversos veículos, como caminhões coletores, mini ônibus, mini basculante, caminhões pipa, caminhões varredeira, vans lava-jato, além de sopradores. Contêineres para resíduos recicláveis e orgânicos foram distribuídos em todo o parque, à disposição da plateia, para que o lixo seja descartado de forma correta. As equipes da Comlurb foram treinadas para atuar no gramado, banheiros, praças de alimentação, área VIP e backstage.

Limpeza externa

A área externa do Rock in Rio também contou com grande esquema de limpeza e recolheu 12 toneladas de resíduos. A operação contou com 120 garis, divididos em três turnos, com apoio de sopradores, caminhões coletores, basculantes, varredeiras mecânicas e carros pipas. Para que o lixo fosse descartado de forma correta pelo público, dezenas de contêineres estavam posicionados nas proximidades do Parque Olímpico e nos acessos.

G1




lena pilates
Pharmacia Antiga