Abordagem Notícias
Unifio
REGIÃO • 24/08/2017

Final de semana tem festa do 'Menino da Tábua'

O evento religioso chega à 40ª edição em Maracaí

Final de semana tem festa do 'Menino da Tábua'

Neste final de semana será realizada em Maracaí a 40º edição da Festa do Menino da Tábua. Nos dias 26 e 27 de agosto milhares de romeiros, comerciantes e turistas de diversas partes do Brasil e de outros países devem vir até a cidade de Maracaí, no interior paulista, para visitar o Cemitério Municipal, a Capela do Menino da Tábua, onde está sepultado Antonio Marcelino, e a Sala dos Milagres, onde são depositadas fotos, objetos, presentes e flores que simbolizam pedidos ou agradecimentos por graças pedidas ao Menino da Tábua.

Nascido em 1900 na zona rural de Maracaí, Marcelino era filho de agricultores e viveu por 45 anos. Era conhecido como Menino da Tábua já que tinha uma deficiência física e nunca cresceu além do tamanho de uma criança de colo, e só se sentia confortável deitado em uma tábua. Os moradores da região, curiosos com o menino que nunca crescia, julgaram tratar-se de um milagre e pediam por graças, e desde então são atribuídos diversos feitos milagrosos ao Menino da Tábua.

Nos finais de semana o Cemitério de Maracaí sempre recebia visitas, principalmente no último domingo de agosto, já que Antonio Marcelino faleceu no dia 31 do mês. Na década de 1970, a dupla sertaneja Pardinho e Pardal gravou um disco contando a história e os milagres atribuídos a Antonio Marcelino, e as músicas e a história se popularizaram, atraindo visitantes de todo o país.

O volume crescente de visitantes fez com que, nos últimos anos, a Prefeitura Municipal de Maracaí investisse em infraestrutura para receber todos com mais conforto na Festa do menino da Tábua. O Cemitério ganhou um acesso direto pela Rodovia Raposo Tavares, um novo portal, calçada, paisagismo, um banheiro com capacidade para 40 pessoas, pontos de apoio ao turista, acompanhamento da Polícia Militar, equipe de saúde e estruturas onde são montadas as barracas dos comerciantes.



Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Maracaí