Abordagem Notícias
Unifio
ARTIGO • 14/08/2017

A VERDADE É: FATEC ASSIS É UMA CONQUISTA HISTÓRICA

Ex-prefeito rebate notícias veiculadas em Assis sobre a Fatec

A VERDADE É: FATEC ASSIS É UMA CONQUISTA HISTÓRICA

Nos últimos dias, surgiram vários boatos, alguns maldosos e mentirosos, com relação à FATEC de Assis e região.

Diante dessas informações enviesadas, tenho a obrigação de levar ao conhecimento da população de Assis e região, a VERDADE sobre esse assunto.

Nunca é demais lembrar que há muitos anos a população de Assis e região sonhava em ter uma Fatec. E esse sonho foi realizado em 2014, graças à excelente parceria entre a administração municipal (gestão 2013/2016) e o Governo do Estado de São Paulo.

No dia 02/04/2014, foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, o Decreto 60.318, do Governador Geraldo Alckmin, que criou a Faculdade de Tecnologia – Fatec de Assis, com o curso superior de Gestão Comercial.

Importante destacar que somente depois da instalação da UNESP, há mais de 40 anos, a cidade conquista mais uma faculdade pública.

A partir desta conquista da Faculdade de Tecnologia comecei a trabalhar incessantemente para que o Estado construísse um prédio próprio para a instalação da Fatec Assis. Fizemos a lição de casa, e a câmara municipal aprovou uma Lei que autorizava o município a doar uma área ao Estado, com a finalidade da construção do prédio para a faculdade.

Encaminhei essa lei ao Centro Paula Souza, responsável pelas Fatec ́s, para dar início ao processo de recebimento, por parte do Estado, da referida área e posteriormente a construção do prédio.

Feito isto, por diversas vezes estive pessoalmente no Centro Paula Souza para solicitar agilidade no processo, pois tinha a esperança de que a obra fosse iniciada rapidamente.

Infelizmente o País entrou numa grave crise econômica, financeira e política, o que prejudicou o processo já iniciado para a construção do prédio da Fatec, pois o investimento é de alguns milhões de reais. O município também sente os reflexos dessa crise financeira, tanto é que serviços públicos essenciais não estão sendo entregues à população.

Recentemente, alguns meios de comunicação, divulgaram informações distorcidas sobre a FATEC, como a matéria do Assiscity com o título “Estado devolve área para a prefeitura e Fatec não será mais construída em Assis” publicado em 18/07/2017, e também o editorial do jornal Correio Assisense, com o título “Depois da Oncologia, outra perda irreparável”.

Vamos aos fatos:

1 – O Estado não devolveu área alguma para o município, pois nunca aconteceu a incorporação da referida área ao patrimônio estadual, conforme disse acima. Importante esclarecer, que o Estado somente recebe imóvel para integrar ao seu patrimônio, desde que já tenha recursos disponíveis no orçamento para iniciar a obra. No caso da Fatec Assis, apenas havíamos iniciado o processo para recebimento da área, portanto falar em devolução de área, demonstra total desconhecimento do assunto;

 – A afirmação de que o prédio da Fatec não será mais construído em Assis, não condiz com a realidade, pois não ocorrerá nesse momento de grandes dificuldades financeiras, mas assim que o Estado tiver orçamento para essa obra, certamente será realizada.

3 – Também não se trata de “outra perda irreparável”, pois o que existe é o adiamento do projeto de construção e não seu abortamento.

Enfim, poderia citar aqui uma infinidade de ilações que foram colocadas sobre esse assunto, mas se for explicar uma a uma, o texto extenso cansará o leitor.

Pois bem, A VERDAE É: 1 - a FATEC ASSIS não sairá de nossa cidade; 2 – o prédio será construído quando houver recursos; 3 – as turmas existentes, no curso de gestão comercial, continuam em andamento normal e novas turmas virão; 4 – quando tiver prédio com estrutura adequada, novos cursos poderão ser disponibilizados à população.

Tenho certeza que o Governador Geraldo Alckmin, PSDB, continua e continuará a ajudar os paulistas de Assis a terem acesso a serviços públicos com qualidade. Basta ver a recente aprovação do Pólo da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de SP) em nossa cidade em parceria com a FEMA.

Reafirmo meu compromisso em trabalhar sempre para ajudar a cidade que amo, tanto nessa questão específica da FATEC ASSIS, ou qualquer outro tema de interesse da cidade e da população, pois, como cidadão e homem público, o que me move é poder contribuir com a melhora na qualidade de vida das pessoas. E isso só é possível, quando se tem serviços públicos de qualidade.

 

RICARDO PINHEIRO SANTANA

 

Advogado, Pós-Graduado em Direito Tributário pelo Mackenzie/SP, Pós-Graduado em Gestão Pública, no curso Gerente de Cidades pela FAAP/SP, Coordenador do PSDB da Região de Assis, Ex-Prefeito de Assis (gestão 2013/2016) e Assessor na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.