Abordagem Notícias
SANTA CASA
LOCAL • 23/05/2017

Alunos do Carolina Burali marcam presença em passeata contra o abuso sexual infantil

A data é celebrada em 18 de maio.

Alunos do Carolina Burali marcam presença em passeata contra o abuso sexual infantil

As professoras da Escola Estadual Dona Carolina Francini Burali, Andresa Gomes Ribeiro, de Ciências, e Fernanda Fazano, de História, trabalharam durante as primeiras semanas deste mês - sob a orientação do vice-diretor Antônio Beluco Neto, com os alunos do Ensino Fundamental e Médio, atividades referentes ao combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil.

 

Houve participação de vídeo aulas, panfletagem para informação da comunidade escolar, produção de textos e cartazes.

Segundo o vice-diretor, as atividades culminaram na passeata referente ao Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no dia 18 de maio. “A convite da Diretoria de Ensino de Assis, por intermédio do PCNP de Ciências, Marcus Paulo Costa levamos os alunos dos 8º anos, A e B, para a avenida, neste evento que foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Um momento de fundamental importância, onde os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar uma ação de pleno exercício de direitos humanos e de cidadania”, concluiu Antônio Beluco Neto.

 

O Porquê da data

 

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O  “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

  

Diferença entre Abuso e Exploração Sexual

 

O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.




lena pilates
Pharmacia Antiga