Abordagem Notícias
CATEDRAL
CULTURA • 23/05/2017

Cultura: Ingressos para o espetáculo Kiwi já podem ser retirados

A entrada é franca e os ingressos serão distribuídos a partir desta terça-feira, 23

Cultura: Ingressos para o espetáculo Kiwi já podem ser retirados

A Fundação Assisense de Cultura (FAC) apresenta no dia 26 de maio, às 20h30, o Circuito Cultural Paulista com o espetáculo Kiwi, no Teatro Municipal " Pe. Enzo Ticinelli. 

A entrada é franca e os ingressos serão distribuídos a partir desta terça-feira, dia 23 de maio, das 8h às 17h. A disponibilidade será de até 2 ingressos por CPF. 

Sinopse 
O premiado texto canadense se passa às vésperas dos Jogos Olímpicos, quando a polícia faz uma limpeza social na cidade-sede. Kiwi, uma garota abandonada, acaba acolhida por um grupo de jovens com codinomes de frutas e legumes que lutam pela sobrevivência nas ruas. 

Ficha técnica 
Texto: Daniel Danis. Direção e tradução: Lucianno Maza. Elenco: Rita Batata e Lucas Lentini. Assistência de direção: Náshara Silveira. Trilha-sonora: Dr Morris. Figurino: Anne Cerutti. Cenografia e iluminação: Lucianno Maza. Operação de luz: Francisco Renner. Produção executiva: Berenice Haddad. Produção e idealização: Lucianno Maza. Realização: Projeto Grande Elenco 

Duração 
60 minutos 

Classificação indicativa 
14 anos 

Release do espetáculo 
Obra-prima do autor contemporâneo Daniel Danis, do Canadá, Kiwi é um retrato da infância e juventude em condição de rua, uma realidade pungente que atinge mais de 150 milhões de jovens em todo o mundo, segundo um dos últimos relatórios da ONU. 

A história parte da realização de um grande evento: os Jogos Olímpicos, que anestesia uma sociedade cada vez mais alheia aos problemas sociais e marginaliza ainda mais os pobres que são expulsos de suas casas durante o processo de reurbanização para construção de estádios e vilas olímpicas. Nesse contexto, uma garota é abandonada pelos tios. Nas ruas é acolhida por um grupo de jovens que assumem nomes de frutas e legumes: a Família Verde. Ali ela é batizada de Kiwi e aprenderá a sobreviver ao lado de seus novos amigos, principalmente de Lichia: seu protetor-namorado-marido. 

A crítica social surge pungente através de narrações carregadas da poesia própria das crianças que insistem em manter certa inocência apesar de tudo ao redor lhes macular. Temas espinhosos como o tráfico e uso de drogas, roubos, violência e prostituição infantil são abordados com força e delicadeza. Kiwi estreou no Canadá em 2007 e foi encenada com sucesso em diversas partes do mundo, como Alemanha, França, México e Hungria. Recebeu três prêmios internacionais de melhor texto: Louise - LaHaye e AbitibiBowater, no Canadá, e Deutscher Jugendtheaterpreis, na Alemanha. 

A montagem brasileira de Kiwi estreou em 2016 e alcançou o feito de ser indicada a prêmios como melhor espetáculo tanto para o público juvenil quanto adulto. Foi nomeada a três categorias do Prêmio São Paulo de Incentivo Ao Teatro Infantil e Jovem (FEMSA / Coca-Cola), tendo vencido na categoria Melhor Atriz e indicado a Melhor Figurino e Melhor Espetáculo Jovem. Já no Prêmio Aplauso Brasil ganhou por Voto Popular como Melhor Espetáculo de Produção Independente e está concorrendo na votação com juri a Melhor Iluminação, Melhor Trilha Sonora e Melhor Espetáculo de Produção Independente. Também obteve excelentes críticas, com destaque para a cotação máxima do jornal Folha de S. Paulo: cinco estrelas. 

Divulgação