Abordagem Notícias
ESCRITORIO ESCARAMBONI
ASSIS-SP • 27/06/2026 às 12:16

Medicina da FEMA promove ação de prevenção ao abuso infantil em escola municipal

Atividade de curricularização da extensão abordou o Maio Laranja por meio de dinâmicas.

Medicina da FEMA promove ação de prevenção ao abuso infantil em escola municipal

Como parte das atividades de curricularização da extensão, estudantes da terceira etapa do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizaram uma ação de educação em saúde voltada à prevenção do abuso infantil na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIF) Prof. João Leão de Carvalho.

A iniciativa integrou a campanha Maio Laranja e teve como foco a promoção da proteção de crianças e adolescentes por meio de atividades educativas adaptadas às diferentes faixas etárias, de acordo com o desenvolvimento cognitivo e emocional dos estudantes, e utilizando metodologias lúdicas e participativas para facilitar a compreensão do tema e estimular um ambiente acolhedor para o diálogo.

Com as turmas do 1º e 2º anos, os acadêmicos desenvolveram a dinâmica "Semáforo do Toque", estratégia educativa que auxilia as crianças a reconhecerem diferentes tipos de toque.

Em linguagem acessível, foram apresentados os conceitos de toque verde, considerado seguro e permitido; toque amarelo, que desperta desconforto ou dúvida; e toque vermelho, caracterizado como inadequado e que deve ser comunicado imediatamente a um adulto de confiança.

A atividade também reforçou a importância do respeito ao próprio corpo, dos limites pessoais e da busca por ajuda sempre que a criança se sentir insegura.

Já com os estudantes do 3º, 4º e 5º anos, foi realizada uma roda de conversa com o tema "Segredo Bom e Segredo Ruim". Durante a atividade, as crianças refletiram sobre situações que podem representar riscos à sua segurança e bem-estar, aprendendo a diferenciar segredos que geram felicidade e podem ser compartilhados em outro momento daqueles que provocam medo, tristeza ou desconforto e que devem ser contados a um adulto de confiança.

A atividade foi planejada e executada em parceria com a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) Maria Izabel, que participou da ação com enfermeiras, psicóloga e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A atuação conjunta entre os profissionais da saúde e os estudantes contribuiu para fortalecer a iniciativa, ampliar o acolhimento das crianças e favorecer a continuidade do cuidado quando necessário.

Além de contribuir para a disseminação de informações fundamentais para a proteção integral da infância, a ação reforça o compromisso da FEMA com a promoção da saúde, a prevenção das violências e a formação de profissionais sensíveis às necessidades da comunidade, evidenciando a importância da integração entre educação e saúde na construção de ambientes mais seguros, acolhedores e protetivos para crianças e adolescentes.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.


ESCRITORIO ESCARAMBONI