Enem: Primeira etapa cumprida, mas no próximo domingo ainda tem prova
Em Assis, o exame foi aplicado na FEMA e registrou participação expressiva dos candidatos.
O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 teve 27% de abstenção, mantendo uma taxa semelhante à do ano passado (26,6%). A porcentagem é menor do que nos anos de 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%). Em Assis, o exame foi aplicado na FEMA e registrou participação expressiva dos candidatos.
“A abstenção manteve a média e aumentou o número de participantes”, disse o ministro da Educação, Camilo Santana, na noite deste domingo (9).
Mais de 4,8 milhões de candidatos estavam habilitados a participar do Enem. Ele disse que houve 3.240 participantes eliminados por diferentes irregularidades. “Foi tudo tranquilo”, destacou.
O ministro citou que foram eliminados candidatos que não atenderam as orientações dos fiscais, utilizaram materiais impressos, ausentaram-se dos assentos fora do horário permitido, portaram equipamentos eletrônicos ou deixaram o local da prova portando o caderno de questões antes de 30 minutos do final da aplicação

(Ministro da Educação, Camilo Santana, e presidente do Inep, Maunel Palácios, fazem balanço do primeiro dia do Enem 2025. Foto: Print/Youtube do ME)
Gabarito
O ministro informou que o gabarito oficial do primeiro dia de prova deve ser divulgado na próxima quinta-feira (13). Camilo Santana recordou que o exame foi aplicado em 1.805 municípios e envolveu mais de 300 mil pessoas de apoio.
Neste domingo, 9, o exame cobrou questões de múltipla escolha das seguintes áreas do conhecimento: língua portuguesa; literatura; língua estrangeira (inglês ou espanhol); história; geografia; filosofia e sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. Foram 90 questões, além da redação.
O ministro defendeu o tema da redação, sobre as perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira.
“Achei que foi um tema muito atual e que exige de todos nós brasileiros um olhar muito cuidadoso, porque o país começou a inverter a sua curva etária, aumentando o número de pessoas idosas”.
Segundo professores ouvidos pela Agência Brasil, o tema da redação do Enem, ajudou a promover debates atuais como violações de direitos e etarismo, que é o preconceito contra uma pessoa por causa de sua idade.
"Prova linda"
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, avaliou que a prova estava “linda”, “maravilhosa”.
“Trabalhando com as habilidades e conhecimentos previstos nas nossas referências curriculares, é um grande tema para a gente discutir nos próximos dias. É a avaliação que o Enem representa da conclusão da educação básica no país”, disse.
O ministro da Educação destacou que os casos de reaplicação do exame têm data marcada: os dias 16 e 17 dezembro. Entre os alunos que terão essa oportunidade, estão os estudantes das cidades paranaense vítimas do tornado.
Segundo dia
O segundo dia de prova será no próximo domingo (16), quando serão cobrados conteúdos de ciências da natureza e matemática. Serão 45 questões de Ciências da Natureza e suas tecnologias e outras 45 questões de Matemática e suas tecnologias.
A especialista em ENEM, Silvia Torreglossa, que é professora de Pedagogia da Faculdade Anhanguera conta quais os principais conteúdos cobrados nestas provas:
“Então vamos só lembrar que nessa prova cai biologia, química, física. Em biologia, sustentabilidade, ecossistema, ecologia. A química vai ter polaridade, radioatividade, cadeias carbônicas, ligações, etc. E na física cai mais na questão de energia, trabalho e potência, mecânica. Agora vamos falar da temida matemática, praticamente álgebra, geometria, probabilidade, estatística, funções e raciocínio lógico. Então é importante a interpretação de gráficos e tabelas que eu falo como interpretação de texto de forma geral, né? É importante que o aluno ele interprete o texto seja de humanas ou seja de exatas.”
Silvia Torreglossa dá dicas de como aproveitar melhor o tempo da prova:
“A estratégia que eu entendo como eficiente é você responder as questões mais fáceis de responder de blocos diferentes. Então você responde um pouco de química, um pouco de biologia, um pouco de física, um pouco das questões das matemáticas. E depois você volta. E você vai trazendo à tona às vezes algumas funções, algumas regras que você tinha esquecido. E deixar um tempo a mais ou menos uma meia hora pra fazer uma revisão e pra assinalar no cartão de resposta.”
Lembrando que os portões abrem ao meio dia e fecham a uma. A prova começa às 13h30 e no segundo dia a prova tem meia hora a menos, terminando às 18h30.
Além de avaliar o ensino nas escolas, o Enem é a principal porta de entrada em universidades, principalmente nas públicas. A nota pode ser usada pelos estudantes no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), voltado às públicas, e no Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), os dois direcionados a instituições particulares.


Fonte: Agência Brasil - Fotos: Abordagem
© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.

Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo
