Abordagem Notícias
SANTA CASA
CULTURA • 21/02/2017

Estudante da Polônia faz intercâmbio na FEMA

Fundação participa de programa internacional

Estudante da Polônia faz intercâmbio na FEMA

Desde o início de fevereiro, o CEPEIN, Centro de Pesquisa em Informática da FEMA, conta com a participação do polonês Lucasz Pytlak, que veio ao Brasil realizar estágio, em parceria entre a fundação e a IAESTE, um dos principais programas de intercâmbio do mundo.

Aluno de Ciência da Computação na Universidade de Cracóvia, na Polônia, Pytlak desenvolve na FEMA um projeto voltado à computação gráfica. “Estou criando um game no qual o personagem caminha pelo campus buscando informações de cada um dos locais por onde passa”, explica.

Pytlak terá dois meses para trabalhar no projeto. Apesar do curto período, o estagiário diz que está se adaptando bem ao ambiente de trabalho e ao país. “Nunca estive no Brasil. É um lugar perfeito pra mim. Gosto da comida, do café e, claro, do futebol”.

A FEMA constantemente estimula seus alunos a participarem de programas de intercâmbio internacional. Um deles é justamente a IAESTE (International Association for the Exchange of Students for Technical Experience), em convênio mantido desde 1989. De lá pra cá, 38 estudantes estrangeiros participaram do programa na fundação e 21 alunos da FEMA estagiaram em universidades no exterior.

A IAESTE é uma entidade não governamental fundada em 1948 pelo Imperial College, em Londres, no Reino Unido. Presente nos cinco continentes, o instituto promove intercâmbio entre alunos em mais de 80 países. São mais de 4000 estágios por ano, em projetos que variam de 1 a 12 meses. Mais de 350.000 estudantes em todo o mundo já passaram pelo programa.

Dentre os principais objetivos, a IAESTE proporciona o enriquecimento cultural dos estudantes. O professor doutor Luiz Ricardo Begosso, coordenador do CEPEIN e do setor de Relações Internacionais da FEMA, destaca a importância do intercâmbio. “Programas de intercâmbio agregam não somente em termos de experiência profissional, mas também na formação humana do aluno”.

Para saber mais sobre intercâmbio no exterior, é só acessar fema.edu.br e clicar no menu Internacional ou ligar para 3302-1055, ramal 1065. É possível também conferir mais detalhes da IAESTE no site da Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil, o www.abipe.org.br. 




lena pilates
Pharmacia Antiga