Abordagem Notícias
Unifio
ASSIS-SP • 12/09/2025 às 08:54, atualizada em 12/09/2025 às 08:59

Escola Carlos Alberto de Oliveira comemora 78 anos de história em Assis

Reviva a trajetória e os marcos da escola que marcou gerações de assisenses.

Escola Carlos Alberto de Oliveira comemora 78 anos de história em Assis

Nesta sexta-feira, 12 de setembro, a Escola Estadual Carlos Alberto de Oliveira celebra 78 anos de história e inovação. Localizada no coração de Assis, a escola é referência em ensino e tradição, formando gerações de alunos que ocupam papéis importantes na comunidade.

A escola foi criada em 21/02/1947, com o nome de Grupo Escolar de Assis. As primeiras classes anexadas foram da escola Mista do Bairro do Matão e da 1ª e 2ª Escolas Mistas da Vila Palhares.

(Imagem aérea contemplando o tradicional Ipê rosa)

(Fachada E. E. Prof. Carlos Alberto de Oliveira 1947)

Em 1957, já contava com onze professores e um servente. Em 1964, a escola passou a ocupar novo prédio atual, que carrega uma história fascinante sobre sua construção.

(Curso Primário Anexo ao Instituto de Educação de Assis - final de 1962)

Na década de 1940, o governo do Estado criou a Escola Normal Oficial de Assis, que incorporou o então ginásio existente e deu início ao estudo secundário na cidade. Na ocasião, a prefeitura se comprometeu a construir um prédio para a recém-criada escola estadual. Inaugurado em 1944, o novo local, construído com a ajuda da população assisense, foi o “cumprimento da promessa” assumida. Até 1960, abrigou a Escola Normal e Ginásio Oficial Anhaia Mello, então chamado de Instituto de Educação, atual E. E. “Dr..Clybas Pinto Ferraz”.

(Ao centro, de gravata, professor Dr. Valdomiro Galvão de Camargo. 1957)

Escola Dr. Clybas Pinto Ferraz, era situado na rua Dr. Luiz Pizza, onde hoje funciona a Escola Estadual Carlos Alberto de Oliveira, nesta cidade de Assis/SP.

O Patrono, Carlos Alberto de Oliveira, assisense, filho de Carlos Schubert de Oliveira e Alzira Schubert de Castro, nasceu em 12/09/1943. Um brilhante aluno da escola Clybas, formou-se em Letras na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – FAFIA , atual Unesp de Assis, e lecionou em Salto Grande e também na Escola Normal de Assis. Ele faleceu precocemente, em 1967, aos 24 anos, vítima de um ataque cardíaco.

(Professor Carlos Alberto de Oliveira)

Através da Lei 10.052/68, a escola recebeu seu nome, passando a chamar-se Grupo Escolar “Prof. Carlos Alberto de Oliveira” que, posteriormente, tornou-se E.E.P.G. “Prof Carlos Alberto de Oliveira”.

(Desfile Cívico Aniversário de Assis 2025 – Praça da Catedral)

Em outubro de 2024, a escola passou a contar com uma nova gestão, liderada pelo Diretor Escolar Carlos Alberto de Andrade Teixeira e pelas vice-diretoras Francieli Major Pitta, Adriana Bertolluci e Kedma Marta. Com uma visão inovadora e comprometida com a excelência educacional, a equipe diretiva tem promovido ações que fortalecem a formação integral dos alunos, valorizando o protagonismo juvenil. Desde então, diversos projetos culturais e inovadores foram implementados em parceria com instituições locais e regionais, ampliando as oportunidades de aprendizado e promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes em múltiplas dimensões.

(Equipe gestora)

Carlos Alberto de Andrade Teixeira (Diretor Escolar), Francieli Major Pitta (Vice-diretora), Adriana Cristina Vicari Bertolucci (Vice-diretora), Kedma Marta da Silva Ribeiro (Vice-diretora), Gustavo de Almeida Caron (Coordenador de Gestão Pedagógica EF), Juliana Bonancea Sampaio (Coordenadora de Gestão Pedagógica EM) e Carina Mendes Barboza (Coordenadora de Gestão Pedagógica CEL)

Conforme nos informaram o Diretor Escolar Carlos e a vice-diretora Francieli, o local também abrigou a escola José Augusto Ribeiro e, nos anos 80, a Escola do Comércio, que atendia funcionários de empresas de Assis, em aulas profissionalizantes no período noturno.

Hoje, são cerca de 850 alunos, distribuídos entre Ensino Fundamental (Ciclo Intermediário, 6º ano, Ciclo Final, do 7º ao 9º ano), Novo Ensino Médio e Ensino Médio Técnico em Administração.

(1º Semana Acadêmica do Curso Técnico de Administração 2025)

A escola também abriga, há quase 15 anos, o CEL, Centro de Estudo de Línguas, que oferece cursos gratuitos de idiomas aos alunos das escolas públicas estaduais e servidores da Secretaria Estadual de Educação. As aulas são de Inglês, Japonês, Italiano, Francês, Alemão, Espanhol e Libras. Com mais de 470 alunos atualmente.

(Desfile Cívico Aniversário de Assis 2025)

Também estão alocadas na escola as Aulas Olímpicas Científicas e de Conhecimento um Projeto da Secretaria Estadual de Educação que desenvolvem habilidades essenciais para o século XXI estimulando o pensamento crítico, a resolução de problemas complexos, a criatividade, habilidades de liderança e socioemocionais, além da colaboração. Além disso, os alunos são incentivados ao aprendizado e ao prazer pelo conhecimento, preparando-se para aproveitar oportunidades de um futuro cada vez mais dinâmico e tecnológica.

(Aulas práticas e focadas na aprendizagem integral dos alunos)

Além de resultados significativos em avaliações, vestibulares e ENEM, os alunos do Carlos Alberto também se destacam em olimpíadas estudantis e campeonatos esportivos estaduais.

(Aplicação de avaliações online da Secretaria de Estado da Educação 2025)

Gerações de alunos frequentaram as salas de aula do C.A.O., e o ciclo certamente se manterá. Afinal, os pais querem que seus filhos tenham a mesma qualidade de ensino que tiveram.

Ao longo de sua trajetória, a E. E. Prof. Carlos Alberto de Oliveira consolidou-se como um polo educacional de referência na região. Com uma equipe pedagógica dedicada e infraestrutura em constante aprimoramento, a escola promove projetos inovadores, atividades culturais e ações de cidadania, que fortalecem o vínculo entre escola e comunidade. Seu compromisso com a formação integral dos alunos é evidenciado pelos resultados expressivos em avaliações externas e pelo protagonismo juvenil incentivado em todas as etapas do ensino.

(Equipe docente comprometida e focada em formações e capacitações institucionais 2025)

 

Fonte: Divulgação

© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.



lena pilates