Câmara solicita esclarecimentos sobre elevatória de esgoto em área de nascente que abastece Assis
Manancial é considerado de grande importância para o sistema de abastecimento público do município

A Câmara Municipal de Assis, durante a 30ª Sessão Ordinária realizada na segunda-feira, 8, apresentou o Requerimento nº 496/2025, de autoria do vereador Timba, o qual solicita ao Poder Executivo informações a respeito da elevatória de esgoto instalada em área próxima à nascente ‘Água da Porca’, cujo manancial é considerado de grande importância para o sistema de abastecimento público do município.
De acordo com o documento, vazamentos recorrentes de esgoto têm sido registrados no local, o que representa risco à qualidade da água e ao equilíbrio ambiental da região. A nascente em questão é responsável por abastecer, de forma significativa, a represa do Cervo, principal ponto de captação de empresa responsável em Assis. Estima-se que cerca de 90% da vazão da represa dependa diretamente dessa nascente.
O requerimento considera que a presença da elevatória em área de proteção de nascentes contraria princípios de preservação ambiental e solicita que sejam informadas as providências a serem adotadas pelo Executivo, quanto à retirada ou realocação da estrutura.
Além disso, destaque para a necessidade de ações emergenciais, como o desassoreamento da represa do Cervinho e a recuperação das diversas nascentes localizadas na região, com o objetivo de preservar a vazão dos cursos d’água e assegurar o abastecimento hídrico da população.
No Poder Legislativo , o tema vem sendo acompanhado com atenção, em especial pela Frente Parlamentar do Meio Ambiente, criada recentemente e que tem como presidente, o vereador Timba juntamente com os demais membros, os vereadores Fernando Sirchia e Fernando Kiko.
A intenção é promover o debate técnico e buscar soluções em conjunto com os órgãos competentes, nas esferas municipal, estadual e federal.
Fonte: Assessoria Câmara Municipal de Assis
© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.

Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo