Abordagem Notícias
Unifio
ASSIS-SP • 06/08/2025 às 15:22, atualizada em 06/08/2025 às 15:25

Pai de Franciely confirma doação de órgãos que poderá beneficiar vários pacientes

Captação será realizada na noite desta quarta-feira (6) por uma equipe de fora.

Pai de Franciely confirma doação de órgãos que poderá beneficiar vários pacientes

Durante entrevista concedida ao Abordagem Notícias, nesta tarde, o senhor Reginaldo Silva Santos, pai de Franciely Ribeiro Santos, de 30 anos, confirmou a doação dos órgãos da filha, um gesto de generosidade que poderá beneficiar diversas pessoas. A captação está marcada para esta quarta-feira (6), às 20h, e será realizada por uma equipe especializada que virá de fora.

Franciely havia enfrentado problemas de saúde relacionados à pressão arterial durante suas duas últimas gestações. De acordo com o pai, ela teve pré-eclâmpsia na segunda gravidez, quando deu à luz seu filho do meio, hoje com três anos de idade, e novamente durante a terceira gestação, considerada de alto risco. No sétimo mês, precisou passar por uma cesariana de emergência devido à pressão alta. O bebê, hoje com seis meses, é o caçula entre os três filhos deixados por Franciely.

No último sábado (2), Franciely estava na igreja com a avó quando repentinamente passou mal e desmaiou. Ela foi socorrida e levada à UPA, depois transferida ao NAR e, em seguida, ao Hospital Regional de Assis. Segundo Reginaldo, a filha chegou à primeira unidade, já em estado muito crítico decorrente de um AVC hemorrágico provocado por um pico de pressão que chegou a 23. "Ali já sabíamos que seria muito difícil ela sobreviver", relatou. 

Diante do quadro crítico, não foi possível realizar cirurgia. Franciely foi mantida em ventilação mecânica, mas infelizmente teve diagnóstico de morte encefálica, confirmado na noite de terça-feira (5), após a realização do quarto protocolo médico necessário para constatar a morte cerebral.

Apesar dos esforços médicos e das manifestações de fé e apoio, Fran, como era carinhosamente chamada, não resistiu às complicações. Ela deixa três filhos pequenos – uma menina de 10 anos, um menino de 5 e um bebê de seis meses –, o que torna a perda ainda mais dolorosa para todos que a cercavam.

Em meio à dor, Reginaldo destacou a vitalidade, a alegria e o carinho da filha. Disse que agora são os três filhos que ela deixou que servirão de força e alegria para a família seguir em frente, mesmo com a ausência irreparável de Franciely. Em suas palavras: 
"Já que não conseguimos salvar a vida da minha filha, vamos conseguir dar vida para outras pessoas através dos órgãos dela."

A liberação do corpo está prevista para quinta-feira (7). O local do velório ainda não foi definido, mas a intenção é que aconteça em uma igreja adventista, denominação da qual Franciely era membro. A jovem morava com os pais, Reginaldo Silva Santos e Silvana Ferreira Ribeiro Santos, no bairro Nova Assis.

© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.



lena pilates