Estudantes da FEMA participam de curso internacional em Madrid
Atividade reuniu estudantes de Medicina e Fisioterapia em cursos com médicos de comitês olímpicos

Entre os dias 30 de junho e 11 de julho de 2025, seis estudantes do curso de Medicina, quatro estudantes e uma professora do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram de cursos presenciais promovidos pela Universidad Complutense de Madrid, uma das instituições de ensino superior mais prestigiadas da Europa.
As atividades foram realizadas no Centro de Medicina do Esporte da universidade e contaram com a presença de médicos que integram ou já integraram comitês olímpicos, comitês antidoping e equipes técnicas de alto nível da capital espanhola. Os estudantes da FEMA acompanharam as aulas dos cursos “VIII Jornada de Medicina Deportiva y Ciencias Afines”, “1° Curso de Cardiología, Neumología y Traumatología” e “1° Curso El manejo del Dolor Musculoesquelético: Estimulación manual y Ejercicios Terapéuticos”.
Giovanna de Oliveira Migotto, estudante do 3º ano de Fisioterapia, destacou o impacto da experiência em sua formação: “Tivemos contato com uma abordagem prática e atualizada no manejo da dor musculoesquelética, com supervisão de profissionais experientes. Foi quando teoria e prática realmente se conectaram. Além disso, estar em outro país ampliou minha visão sobre a profissão e sobre o cuidado com o paciente”, relata.
Giovanna também ressaltou a importância do intercâmbio cultural: “Estar em outro país me permitiu ampliar minha visão sobre a profissão e perceber como diferentes culturas abordam o cuidado com o paciente. É uma experiência transformadora, não só no aspecto acadêmico, mas também pessoal. Você aprende, cresce, cria conexões e volta com uma bagagem muito maior de conhecimento e de vida”, completa.
De acordo com Thiago Ferreira Dias Kanthack, estudante de Medicina, a vivência internacional “abriu diversas portas para que os alunos possam fazer suas residências ou até mesmo ir trabalhar na União Europeia após a formação”. Já para Luíza Saade Pacheco, também da Medicina, foi uma experiência única ver como diversas áreas da saúde se comunicam tão bem.
Maria Eduarda Leite da Silva, também estudante de Medicina da FEMA, acrescenta: “a participação dos alunos da FEMA pode ter aberto portas para uma parceria definitiva com a Universidade Complutense. Pretendo voltar e fazer outros cursos disponíveis que nos foram oferecidos”.
A oportunidade surgiu a partir da iniciativa do estudante Lucas Maitan, que articulou o convite junto ao Diretório Acadêmico da Medicina da FEMA e ao professor Cassiano Merussi Neiva, da Unesp de Bauru, responsável pelo contato com universidades europeias.
A expectativa agora é ampliar a parceria, com a inclusão de mais estudantes e cursos de outras áreas além da saúde. Os participantes ficaram hospedados em moradias universitárias com pensão completa, oferecida a preço de custo pela instituição espanhola.
Fonte: Assessoria de Comunicação
© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.

Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo