Floresta Estadual de Assis realiza queima controlada com finalidade ecológica
Ação segue rigorosos critérios técnicos e ajuda na preservação ambiental e prevenção de incêndios

Na manhã desta quinta-feira, 17 de julho, a equipe da Floresta Estadual de Assis, conhecida como Horto Florestal, realizou uma queima controlada em uma área de aproximadamente 30 hectares. A ação teve como principal objetivo o manejo ecológico e a prevenção de incêndios florestais, dentro do programa estadual “São Paulo Sem Fogo”.
De acordo com o gestor da unidade, o engenheiro florestal Melo, a prática segue critérios técnicos rigorosos e é realizada apenas por profissionais capacitados. "Essa queima, também chamada de queima prescrita, é feita com objetivo ecológico, para manutenção do cerrado e controle da biomassa de capim. Isso evita que, em casos de incêndio acidental ou criminoso, o fogo se alastre rapidamente", explicou.
A ação preventiva tem sido aplicada com regularidade. Esta é a quinta vez que o procedimento é executado na floresta, sempre com o apoio de uma estrutura completa, viaturas equipadas com sistemas de combate de longo alcance, tanques de incêndio, drones com sensores térmicos para monitoramento da frente de fogo, além de equipes treinadas para o controle das chamas.
A operação também contou com o suporte da Defesa Civil de Assis, do Corpo de Bombeiros e da empresa Agroterenas, que disponibilizou profissionais treinados para apoiar o trabalho, caso houvesse necessidade de conter algum avanço inesperado do fogo.
Segundo o gestor, a queima foi dividida em dois setores. Após a avaliação de segurança de cada área, a equipe avançou com cautela para a segunda etapa da queima. “Tudo foi feito com muito critério e responsabilidade. A população não precisa se preocupar com a fumaça, pois a situação está sob total controle”, garantiu Melo.
Ele reforça ainda que esse tipo de procedimento é proibido em áreas urbanas e deve ser feito exclusivamente por profissionais autorizados. "É um alerta à segurança pública. Não se deve, em hipótese alguma, queimar mato em terrenos urbanos. Nosso trabalho é técnico, planejado e dentro da legalidade", finalizou.
Fonte: Da Redação - Fotos: Lúcio Álvaro Loureiro
© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.

Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo