Enfermeira do AME Assis salva bebê de 13 dias engasgado: um gesto de coragem e amor pela vida
Situações como essas reforçam a importância da presença de profissionais capacitados e comprometidos

Na manhã do dia 27 de junho, a rotina no Ambulatório Médico de Especialidades – AME Assis foi interrompida por um momento de tensão e emoção que ficará marcado na memória de todos os presentes. Uma mãe, desesperada, entrou correndo pela recepção da unidade carregando nos braços seu filho de apenas 13 dias, o pequeno Arthur, que havia se engasgado com leite.
Moradora de um bairro próximo à unidade, Suziane Sobrinho buscou ajuda no local mais próximo que encontrou – e, por um feliz acaso do destino, encontrou também uma profissional preparada, sensível e humana.
A enfermeira Josiane da Silva Onça, que atua no AME Assis, rapidamente acolheu a mãe e iniciou os procedimentos para desobstrução das vias aéreas do recém-nascido. Com técnica, calma e rapidez, Josiane conseguiu desengasgar o bebê e salvar sua vida.
“Chegando ao AME fui atendida na porta e já me encaminharam para a enfermeira. Meu filho já estava roxo e a enfermeira conseguiu desengasgar ele. Agradeço muito a todos os profissionais do AME, isso mostra a necessidade de um atendimento rápido. Eles resolveram a minha situação me socorrendo num momento de desespero. Agradeço a todos”, relata a mãe da criança.
“Era um dia normal de trabalho e de repente chegou a criança engasgada. Neste momento já fiz a manobra necessária e começou a sair o leite pela boca, conseguindo desengasgar a criança. É importante ressaltar que não somos um Pronto Atendimento, mas somos treinados para situações de urgência e emergência”, destacou a enfermeira Josiane.
Outro atendimento de urgência
Este não foi o primeiro caso desse tipo enfrentado pelas equipes do AME Assis. Em 2023, outra criança chegou até a unidade com engasgo e foi socorrida com sucesso pela enfermeira Bianca Nunes, que também teve papel decisivo no atendimento emergencial.
Embora o AME Assis não seja um serviço de Pronto Atendimento e nem uma porta de entrada para casos de urgência e emergência, situações como essas reforçam a importância da presença de profissionais capacitados e comprometidos com a missão de cuidar da vida em todos os seus sentidos.
A estrutura do AME é voltada para atendimentos eletivos, com agendamento prévio. Mas a unidade conta com uma equipe de enfermagem preparada para acolher e intervir em situações críticas, até que os encaminhamentos corretos possam ser feitos.
Histórias como a do pequeno Arthur tocam fundo o coração de todos. Elas são prova de que, mesmo quando o inesperado acontece, o cuidado e a dedicação podem transformar momentos de desespero em alívio, e lágrimas de medo em sorrisos de gratidão.
Parabéns para as enfermeiras Josiane Onça e Bianca Nunes e para toda a equipe do AME Assis que demonstram, dia após dia, que a saúde se faz, acima de tudo, com amor.
Fonte: Assessoria de Comunicação
© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.

Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupoMorre o alfaiate Apparecido Gelso Moreira, aos 89 anos
