Abordagem Notícias
SANTA CASA
REGIÃO • 27/03/2024

Projeto educacional de Tarumã é finalista de concurso nacional

O projeto foi desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental.

Projeto educacional de Tarumã é finalista de concurso nacional

Um projeto de educação desenvolvido no ensino público de Tarumã foi selecionado para a final do concurso nacional Aprende Brasil Criativo e pode ser premiado entre centenas de projetos de todo o país. O anúncio dos vencedores está marcado para o dia 2 de abril, em Curitiba, e terá a participação dos professores responsáveis por cada uma das propostas finalistas e dos secretários de Educação dos municípios que representam.

Promovido pela Aprende Brasil Educação, o concurso está na 2ª edição e busca iniciativas inovadoras nas escolas públicas brasileiras. De acordo com a gerente de marketing e produto da Aprende Brasil Educação, Damila Bonato, essa é uma forma de reconhecer a criatividade no ensino oferecido às crianças. “O Aprende Brasil Criativo é uma vitrine de boas práticas e uma maneira de reconhecer os projetos desenvolvidos pelos professores, que se dedicam a entregar um ensino baseado não apenas na teoria, mas nas vivências”, pontua.

Em Tarumã, o projeto “Brasil de Nações” foi uma ideia dos professores Everton C. Pestana e Joana C. de Souza, da Escola Municipal Maria Antonia Benelli. Trabalhando com o 3º ano do Ensino Fundamental, eles falaram sobre a cultura das muitas nações que compõem a nação brasileira, usando diversas formas de linguagem e atividades. Xilogravura, literatura de cordel, dança, teatro, quadros e textos foram alguns dos meios utilizados ao longo do ano para estudar os conteúdos.

O ponto alto do projeto foi um encontro na quadra da escola, com exposição de quadros, xilogravuras e textos aberta à comunidade. Além disso, os estudantes também fizeram uma apresentação de música, dança e teatro, com a ajuda de professores e funcionários da escola. “A festa de encerramento utilizou diversas linguagens artísticas, sua subjetividade e seu caráter afetivo, buscando trazer a emoção para dentro da escola, gerando entusiasmo nos alunos, conectando e engajando também as famílias, com a vivência em conteúdos estudados pelas crianças”, detalham os professores. A apresentação contou com um público de mais de 600 pessoas.

 

Sobre a Aprende Brasil Educação

A Aprende Brasil Educação atua em todo o território nacional, potencializando a educação pública brasileira, oferecendo soluções educacionais que estimulam o conhecimento e apoiam os estudantes da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental no processo de aprendizagem. Saiba mais em aprendebrasil.com.br




lena pilates
Pharmacia Antiga