Abordagem Notícias
CELULAR
ASSIS-SP • 09/02/2024

Prefeitura e Sabesp alertam para economia de água em Assis

Devido à escassez de chuvas, a represa de captação de água na região está abaixo dos níveis normais.

Prefeitura e Sabesp alertam para economia de água em Assis

Nesta quarta-feira, 7, o superintendente regional da Sabesp, Augusto César Marques Leme e o gerente de divisão regional, José Ronaldo Piotto foram ao gabinete do prefeito, José Fernandes comunicar que a represa de captação de água na região está abaixo dos níveis normais.

Após saber desta situação, um alerta foi emitido à população para que economize água e evite o desabastecimento.

O superintendente alertou que os índices pluviométricos estão significativamente abaixo do esperado para esta época do ano, resultando na redução do nível da barragem na captação do Cervo. Como resposta a essa emergência, a Sabesp realizará uma operação de captação emergencial no córrego do Cervo.

José Ronaldo Piotto, gerente da Divisão Regional, explica que os equipamentos necessários para a realização da captação emergencial estão sendo montados. A previsão é que, já na próxima semana, após o carnaval, eles estejam em plena operação.

O prefeito José Fernandes reforça a importância da participação da população nesse momento crítico, solicitando que evitem desperdícios. “Pequenas mudanças de hábitos, como fechar a torneira ao escovar os dentes ou ao lavar as louças, tomar banhos breves e não lavar calçadas com mangueiras, já fazem uma grande diferença”, diz.

As medidas emergenciais adotadas pela Sabesp e pela Prefeitura, juntamente com o uso racional da água pela população, são ações fundamentais para garantir o abastecimento até que as chuvas voltem a ocorrer em volume suficiente para a reposição dos estoques de água.

Dicas de economia

– Use vassoura e balde para lavar áreas como garagem, corredores, dentre outras – não utilize mangueiras;

– Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira – em apenas seis segundos de válvula acionada, cerca de 12 litros de água vão embora;

– Não use água corrente para descongelar alimentos;

– Tenha atenção sobre possíveis vazamentos – eles podem passar despercebidos e são grandes causas do desperdício.

José Ronaldo Piotto, gerente regional da Sabesp, Augusto César Marques Leme, superintendente regional e o prefeito José Fernandes

Fonte: Comunicação Prefeitura