Abordagem Notícias
SANTA CASA
QUER SABER? ELA CONTA! • 18/12/2023

Isabella Monteiro Matias: A arte da harmonização orofacial

Capacidade, sutileza e bom senso são o forte desta renomada profissional.

Isabella Monteiro Matias: A arte da harmonização orofacial

Com uma carreira consolidada que se estende por mais de duas décadas, a cirurgiã dentista Isabella Monteiro Matias é uma profissional dedicada e inovadora. Após sua formação em 1999, ela dedicou cinco anos de sua carreira em Portugal, onde obteve equivalência de diploma e cursou medicina dentária em Coimbra.

Especializada em clínica geral desde o início de sua trajetória, Isabella retornou ao Brasil em 2005 e, em 2008, concluiu sua especialização em endodontia (canal), área na qual continua a exercer sua expertise. A partir de 2013, iniciou uma nova e promissora etapa ao embarcar na então incipiente jornada da harmonização orofacial.

Superando desafios e contribuindo ativamente para a consolidação da harmonização orofacial como área de atuação reconhecida, Isabella conquistou o título de especialista na disciplina, por méritos notáveis. Sua história é um testemunho do comprometimento e dedicação que moldaram não apenas sua carreira, mas também o reconhecimento dessa prática inovadora na odontologia brasileira.

A profissional compartilhou conosco insights valiosos sobre sua abordagem na harmonização orofacial e destacou a importância da relação entre a estética dentária e a harmonia facial. Confira a entrevista completa:

Quais são as principais modalidades de procedimentos de harmonização facial que você oferece em sua prática profissional?

Isabella: Amo trabalhar com a naturalidade! Meu foco sempre é em prevenção e gerenciamento do envelhecimento e bioestimuladores de colágeno! Sou apaixonada por essas áreas da Harmonização!

Qual é o papel da avaliação na determinação dos procedimentos mais adequados para alcançar o resultado desejado?

Isabella: A avaliação nos possibilita entender a queixa do paciente, a real expectativa em relação ao tratamento. E nesse momento nos alinhamos para termos um melhor resultado.

Como você lida com os desejos exagerados de pacientes?

Isabella: Eu gosto muito de entender o que o paciente está sentindo. Muitas vezes, esse desejo exagerado é apenas uma manifestação de algum descontentamento na vida pessoal. Como viso sempre fidelizar os pacientes, olhar nos olhos e sentir as necessidades, eu não tenho muita dificuldade em segurar os desejos exagerados.

O paciente sente dor durante os procedimentos?

Isabella: Não! Esse é um foco meu. Tento sempre fazer os procedimentos serem o mais tranquilos e confortáveis possíveis. Esse é um detalhe que a odontologia mais se preocupa! Em casos mais severos, oferecemos inclusive sedação.

Quais são os principais aspectos que os pacientes devem considerar ao escolher um profissional para realizar procedimentos de harmonização facial?

Isabella: Primeiramente, deve haver empatia entre o profissional e o paciente. É importante ter confiança no escolhido, desde a formação até no bom gosto e bom senso. Para mim, esse é um ponto de total importância na escolha de um profissional.

Existem diferenças notáveis entre os resultados obtidos com diferentes marcas ou tipos de preenchimentos labiais, por exemplo?

Isabella: Como você escolhe o produto que melhor atende às expectativas estéticas dos pacientes? Isabella: Existe sim!! Para cada situação, uso um tipo de material, uma técnica. Para fazer um lábio, por exemplo, tenho mais de quatro tipos de ácidos hialurônicos. Depende muito do que aquele lábio precisa. Há casos em que preciso apenas contornar o lábio, para melhorar o famoso código de barras, e por aí vai!

Quais tipos de preenchimentos faciais são oferecidos?

Isabella: Preenchimento para fazer lifting facial, que abordamos pontos estratégicos para esse efeito! Também preenchemos mento, ângulo da mandíbula, lábios.

Hoje os homens têm procurado, mais do que nunca, procedimentos estéticos. Quais são os desejos masculinos com relação à face?

Isabella: O desejo masculino é suavizar as rugas de expressão de uma maneira diferente das mulheres, pois não removemos todas as rugas, deixamos algumas estratégicas para dar um “charme” masculino. Procuro sempre mostrar a eles que a naturalidade é que deixa mais bonito, então também optamos por bioestimulo de colágeno!

Em casos de reações adversas ou insatisfação com os resultados da aplicação de botox, ou preenchimentos, como você lida com essas situações e quais são as opções disponíveis para correção?
Isabella: Em caso de insatisfação, sempre tento fazer de tudo pra resolver a questão. Às vezes preciso contar com o amigo tempo, mas sempre temos recursos para ajudar, que seja o menos ruim possível até a reversão! Por isso, a clínica oferece tratamentos com laser terapia , ozônio, e para preenchedores, temos um antídoto que, aplicando, conseguimos 100% da reversão em algumas horas. 

Qual é a durabilidade dos procedimentos?
Toxina botulínica é o que menos tem durabilidade, pois durante 15 dias está atingindo o efeito máximo, até 1 mês se torna estável; após isso, já começa a voltar gradativamente a musculatura. Não são três meses paralisados, sem mexer absolutamente nada, como muitos pensam, infelizmente!
Já os preenchedores, a durabilidade é mais longa, fazendo manutenção uma vez ao ano, fica muito satisfatório!

Que novidades existem para o aspecto de envelhecimento de pescoço, que dizem, “entregama idade”? 
Isabella: Minha avó sempre dizia: "Passe creme no pescoço, porque ele entrega a idade"! É verdade!
Hoje temos tecnologias para atender essa região, como ultrassom microficado, lasers, bioestimuladores de colágeno, peelings e também regenerador de tecido. Mas um tratamento que não abro mão em meus pacientes, nessa região, é toxina botulínica, pois diminuindo a tensão do músculo platisma (do pescoço), para de puxar o rosto para baixo, e também previne muito o envelhecimento dessa região, pois aonde não tem contração, não tem envelhecimento!

Em que medida a estética dos dentes influencia a percepção da harmonia facial, e como você considera essa inter-relação ao planejar tratamentos estéticos?

Isabella: Ótima pergunta! Dentes tem total influência na face. Foi até por isso que a odontologia ganhou a harmonização facial. A arcada dentária é responsável por termos mais mento (queixo) ou menos , dentes mais bojudos projetam mais os lábios por exemplo, dando mais volume, maxila atrofiada dá mais olheiras.
Paciente que não tem altura na mordida (perda da dimensão vertical), tem mais os aspectos do envelhecimento, como nariz para baixo, queixo pra frente, bigode chinês e lábio triste.

Quais são os cuidados pós-tratamento recomendados para procedimentos de estética, visando a manutenção dos resultados ao longo do tempo?
É importante lembrarmos que o envelhecimento não para, portanto, se puder fazer manutenções a cada seis meses, conseguimos uma construção harmônica, sem exageros. Quanto mais tempo demoramos para a manutenção dos nossos procedimentos, mais pobre é nosso resultado e mais difícil fica em obtermos a satisfação com o tratamento.

 

 

 

Fonte: redação




lena pilates
Pharmacia Antiga