Abordagem Notícias
SANTA CASA
LOCAL • 13/06/2023

Aprovado: Projeto que institui atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia

A aprovação ocorreu na sessão plenária de 12/06

Aprovado: Projeto que institui atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia

Apresentado durante a 20ª sessão plenária (12/6), foi aprovado o Projeto de Lei Nº 96/2023 que dispõe sobre o atendimento preferencial às pessoas diagnosticadas com fibromialgia. A propositura é de autoria do vereador, Luiz Antonio Ramão (foto).

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a fibromialgia afeta 2,5% da população mundial, sem diferenças entre nacionalidades ou condições socioeconômicas, sendo predominante no sexo feminino. De cada dez pacientes diagnosticados, oito são mulheres entre 30 e 50 anos, embora existam pacientes mais jovens e mais velhos. No Brasil, ela atinge em torno de cinco milhões de pessoas.

Com a aprovação, os órgãos públicos, empresas públicas, empresas privadas localizadas no município de Assis, seguem obrigadas a dispensar, durante todo o horário do expediente, atendimento preferencial às pessoas portadoras de fibromialgia. Bem como, atendimentos em bancos e demais empresas comerciais que recebem pagamento, devem colocar à lista de atendimento prioritário pessoas diagnosticadas com fibromialgia.

Identificação

No Art. 3º do projeto consta que a identificação dos beneficiários deverá ser feita por apresentação e uma carteirinha de identificação que deve ser expedida pelo Poder Executivo.

“Esse projeto tem objetivo de atender a população que é acometida pela fibromialgia, uma doença invisível e muitas vezes mal compreendida, marcada pela presença de dores generalizadas e crônicas. Agradeço aos colegas parlamentares que votaram a favor do projeto, para que nós façamos um pouco às pessoas diagnosticadas com fibromialgia que com certeza serão gratos a essa nossa ação”, concluiu Ramão.  

Sobre a Fibromialgia

Os sintomas são muito variáveis, em aparecimento e intensidade, entretanto, alguns critérios de diagnóstico podem auxiliar na suspeição clínica:

Dor por mais de três meses em todo ou qualquer parte do corpo;
Presença de pontos dolorosos na musculatura (18 pontos pré-estabelecidos);
Alteração do sono e fadiga;
Quadro de depressão ou ansiedade;
Alterações do hábito intestinal;
Alterações cognitivas, como falta de memória ou concentração.

Fonte: Assessoria Câmara Municipal de Assis




lena pilates
Pharmacia Antiga