Abordagem Notícias
Unifio
GERAL • 26/04/2023

Casamento de prefeito de 65 anos com adolescente de 16, gera exonerações

Após a união o prefeito de Araucária nomeou a mãe e a tia da menina como secretárias.

Casamento de prefeito de 65 anos com adolescente de 16, gera exonerações

O prefeito de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Hissam Hussein Dehaini, se casou com uma adolescente de 16 anos de idade, emancipada pelos pais, e a união tem repercutido de maneira bastante negativa nas redes sociais. Segundo registro do Jornal Oficial dos Cartórios de Registro do Brasil, o idoso casou com a jovem em 15 de abril deste ano, quatro dias após ela completar 16 anos, idade legal para formalizar a união. Informações extraoficiais dão conta de que o namoro teria começado quando a garota ainda tinha 13 anos de idade. 

Um dia após a publicação das proclamas, documento que oficializa a entrada no processo de habilitação para o casamento civil, e dois dias antes da cerimônia de casamento, houve a nomeação da sogra do prefeito, Marilene Rôde para o cargo de secretária de Cultura e Turismo do município. Antes, ela era diretora geral na Secretaria de Educação de Araucária. Dehauni também deu um cargo para Elizangela Rôde, tia da adolescente, em outubro do ano passado.

As duas mulheres perderam os cargos de secretárias municipais. A exoneração foi publicada em Diário Oficial na quinta-feira (26), depois da repercusssão negativa do caso. As nomeações da mãe e tia da atual esposa não foram as únicas que envolvem parentes do prefeito. São pelo menos seis parentes dele trabalhando na prefeitura de Araucária, como duas filhas e uma ex-esposa.

(divulgação pelo Globoplay)

Dehauni tem 16 filhos (um falecido) e já foi casado por seis vezes, sendo a adolescente a sua sétima mulher. 

No ano passado, a adolescente ficou em segundo lugar no concurso Miss Araucária, na categoria teen. Ela cursa o ensino médio em uma escola do município.

Dehani se divorciou de sua segunda mulher no ano passado e, segundo a Justiça Eleitoral, declarou ter R$ 14 milhões em bens. Em 2006, a primeira esposa dele morreu em um acidente de trânsito. 

Lei

Atualmente, a lei federal brasileira permite casamento de menores de idade a partir dos 16 anos, desde que ocorra permissão legal dos responsáveis, no entanto, moradores de Araucaria têm divulgado em postagens na internet que o namoro começou quando a garota tinha apenas 13 anos de idade, e o prefeito, 62 anos, uma diferença gritante de 49 anos e, se comprovado, um crime. 

 

 

Fonte: Redação - fotos divulgadas na internet