Abordagem Notícias
UNOPAR/ANHANGUERA
LOCAL • 16/01/2023

Reunião em prol do Hospital Regional de Assis reúne principais lideranças da região

HRA é referência para 25 cidades.

Reunião em prol do Hospital Regional de Assis reúne principais lideranças da região

Na última quarta-feira, 11, aconteceu na ACIA uma importante reunião com prefeitos, vice-prefeitos, secretários de saúde e deputados para tratar da atual situação do Hospital Regional de Assis (HRA) que há anos vem sofrendo com a precarização dos serviços ofertados pelo governo de São Paulo.

Os problemas apresentados foram vários: falta de leitos em diversas áreas, deficiência na cobertura de escalas, dificuldades para internações e aumento na demanda de oncologia. Em leitos de enfermagem, por exemplo, a perda foi de 41% em relação a 2015.

O número de servidores está reduzido e sem a reposição dos mesmos. Muitos estão na iminência da aposentadoria, incluindo muitos médicos. A falta de equipe de trabalho acarreta na sobrecarga de serviços e na redução de horário em algumas áreas importantes do HRA, incluindo o funcionamento da hemoterapia. Em 2015 o Hospital Regional contava com 929 trabalhadores, já em 2022 tinha apenas 583.

“Hoje é um dia histórico, pois provocamos toda a região para um problema que afeta a população de todos os municípios vizinhos. Não podemos permitir que nosso Hospital Regional caia na ociosidade. Tenho certeza que essa discussão será levada até nosso novo governador e ao secretário da Saúde do Estado, por meio do deputado federal Capitão Augusto e da deputada estadual Dani Alonso, que estiveram presentes e se sensibilizaram com essa causa”, comenta o prefeito José Fernandes.

“A grandiosidade e importância desse serviço de saúde implantado em 1991 é de relevância regional. São milhares de pessoas que dependem desse serviço e precisamos lutar para que tenha pleno funcionamento. Ele é a porta de entrada para a rede de urgência e emergência, sendo referência para 25 municípios, e desses, 15 não tem nem hospital. Argumentos não faltam para que possamos cobrar melhorias em todos os sentidos”, finaliza a secretária da Saúde Cristiani Silvério.

Fonte: Assessoria PMA