Abordagem Notícias
DOM CUMPIM
LOCAL • 06/01/2023

Censo: Assis tem crescimento estimado em 5,6% da população nos últimos 12 anos

Em 2010 a população era de 95.144 e até 31 de dezembro/22 passou para 100.477

Censo: Assis tem crescimento estimado em 5,6% da população nos últimos 12 anos

De acordo com dados oficiais do último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), realizado em 2010, o município de Assis tinha uma população de 95.144 e a estimativa em 2021 era de 105.768 pessoas, o que representaria um aumento de 11% na população. Porém, com os dados preliminares divulgados até o dia 31 de dezembro, o crescimento estimado chegou a 5,6%. Com a finalização do recenseamento, os números ainda podem ser alterados até a divulgação definitiva em fevereiro.

O coordenador de área do IBGE do Censo 2022, Afonso Maria Nogueira, ressaltou as dificuldades que os recenseadores ainda enfrentam para realizar o Censo Demográfico em Assis, especialmente devido aos moradores ausentes e as recusas em responder às perguntas. Fatores, que atrapalham a precisão do diagnóstico. 

“Em todos os censos, a estimativa prevista nunca é atingida com exatidão, porém, estamos em busca dos moradores que não encontramos e das recusas, para que o levantamento seja fechado sem que ninguém fique de fora e as informações divulgadas a partir de fevereiro sejam mais próximas da população que o município realmente tem” afirma.

"Existem alguns municípios no estado, no Brasil ou mesmo na nossa região que podem não atingir a previsão de 2010, isso é normal. Os analistas do IBGE vão fazer um estudo, ver as características do município, para concluir o levantamento, mas o resultado final que será divulgado em fevereiro eu acredito que já esteja correto. Com os dados preliminares Assis já atinge 100.477 habitantes, população muito próxima da estimada, principalmente quando levamos em consideração que ainda há pessoas que não responderam ao questionário e a questão da evasão e migração que ocorre em todas as cidades", reforça Afonso.

O prefeito José Fernandes retoma a importância de todos os assisenses em responder ao questionário. "É muito importante que, com as informações do novo censo demográfico poderemos planejar e construir políticas públicas assertivas de acordo com as necessidades da nossa gente", destaca.

Os dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) servem de base para o governo estadual e o governo federal destinar verbas para a educação, segurança, saúde entre outras áreas.

Para quem ainda não respondeu a pesquisa, o IBGE criou o Disque Censo: 137 ou 3322.2776. Você liga e o instituto manda um recenseador na sua casa. 

Fonte: Comunicação PMA - foto @mundozinhos




lena pilates
Pharmacia Antiga