Abordagem Notícias
Unifio
LOCAL • 02/12/2022

Grupo escoteiro Carajuru lança campanha de arrecadação para reforma da sede

Há 67 anos o grupo permanece com suas atividades, sem interrupções.

Grupo escoteiro Carajuru lança campanha de arrecadação para reforma da sede

O Grupo Escoteiro Carajuru de Assis, localizado na Avenida Dr. Dória, 185, Vila Ouro Verde, iniciou neste mês de dezembro uma campanha de arrecadação de fundos para reforma da sede, que é bem antiga. O grupo permanece com suas atividades desde que foi fundado, sem interrupções, comemorando 67 anos de existência este ano, graças ao trabalho, dedicação, comprometimento e amor de vários chefes, todos voluntários, mas em especial do grande chefe, Gumercindo Nogueira, que dedicou mais de 50 anos de sua vida em prol do referido grupo.

Decorrido todos esses anos, mais de 50 desde que a sede foi construída, suas instalações nunca sofreram nenhuma grande reforma, seja estrutural, ou para adequações. A legislação é de de uso e frequência de espaço público e, por conta disso, necessita urgentemente de uma grande intervenção em suas instalações.

Segundo apurado pela reportagem junto ao Carajuru, um grupo escoteiro não recebe verbas orçamentárias governamentais, nem de nenhuma outra instituição. Não dispõe de pessoal remunerado pelos cofres públicos ou particulares e, quando recebe material ou recursos financeiros, é por doação espontânea a um movimento reconhecido de utilidade pública. As despesas ordinárias são custeadas em grande parte pela contribuição associativa dos pais dos jovens integrantes do grupo, através de uma contribuição voluntária semestral.

Assim, os voluntários do Grupo Escoteiro Carajuru de Assis, com grande empenho, estão organizando e lançando a campanha de arrecadação de fundos junto à comunidade assisense, através de  doações que têm por objetivo realizar as reformas e ampliações que se fazem necessárias nas instalações da sede.

Para doar, o interessado só precisa acessar a plataforma de captação de recursos, através do link https://eu.ajudei.org/escoteiroscarajuru/reformasede/site. A doação poderá ser de qualquer valor, única, mensal, enfim, quantas vezes o doador quiser; poderá ser por cartão de crédito, pix, ou boleto bancário.

 

A história do grupo:

Inauguração em 08/10/1967

O Grupo Escoteiro Carajuru de Assis nasceu do sonho de um amante do escotismo, o irmão Egídio Virgottini, que também era professor no Colégio Diocesano; por esse amor ao escotismo, convidou os alunos do colégio para participarem na formação do grupo e alguns deles aceitaram. 

Assim, em 07/09/1955 o grupo foi fundado oficialmente com o nome de Grupo Escoteiro Santo Antônio, mais tarde passando a se chamar Grupo Escoteiro Carajuru. Inicialmente funcionava nas instalações do próprio colégio Diocesano, tendo padres como diretores e o Irmão Egídio como chefe geral.

Mais tarde, em 08/10/1967, a sede do Grupo foi inaugurada com o nome de “Casa da Fraternidade Mundial”; irmão Egídio comprou o terreno em frente ao colégio e com ajuda dos escoteiros e da sociedade assisense, a sede foi construída. O chefe Clóvis Marcelo Nogueira, mais conhecido como chefe Boi, atuante nas atividades do Grupo até os dias atuais, foi um dos escoteiros que ajudou nesta construção.     

Última pequena reforma feita na sede, finalizada em  24/08/2013

O grupo permanece com suas atividades desde que foi fundado sem interrupções, comemorando 67 anos de existência este ano, graças ao trabalho, dedicação, comprometimento e amor de vários chefes, todos voluntários, mas em especial do Grande Chefe Gumercindo Nogueira que mais de 50 anos de sua vida dedicou em prol do Grupo Escoteiro Carajuru.

Faça sua doação e seja um agende dessa nobre causa.

“O melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros.” (Baden Powell)

 

 

 

Fonte: Redação - fotos cedidas