Abordagem Notícias
DOM CUMPIM
POLÍCIA • 28/09/2022

Assassinato em Iepê: Viúva prossegue foragida e um homem foi preso

O fazendeiro foi morto por um policial militar em emboscada.

Assassinato em Iepê: Viúva prossegue foragida e um homem foi preso

Um homem foi preso, na última segunda-feira (26), suspeito de participar de uma emboscada contra o fazendeiro Airton Braz Paião, em Iepê (SP), na quarta-feira, 21 de setembro de 2022. A vítima levou quatro tiros na cabeça e uma facada nas costas e se fingiu de morto para pedir socorro, e, no hospital, ainda consciente, relatou sobre o que viu. Três dias após a emboscada, o fazendeiro foi assassinado a tiros por um policial militar, dentro da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente, onde estava internado.

Conforme informações do delegado responsável pelo caso, Carlos Henrique Bernardes Gasques, há ainda um mandado de prisão contra Elisângela Silva Paião, de 47 anos, esposa do fazendeiro, que sequer compareceu ao velório do marido, despertando suspeita. A Polícia Civil apura a possível participação dela no crime e tem mandado de prisão expedido, sendo ela considerada foragida. O homem preso essa semana é amigo e comparsa do policial que matou Ailton. 

Caminhonete do fazendeiro (foto cedida pela Polícia Civil)

Dos esclarecimentos pela Polícia Civil

Na  segunda-feira, 26, a Polícia Civil deflagrou Operação Policial para dar cumprimento a dois mandados de prisão temporária e mandado de busca e apreensão domiciliares referentes ao homicídio consumado ocorrido na Santa Casa de Presidente Prudente e “tentativa de latrocínio” ocorrido na cidade de Iepê. Foram alvos da operação o segundo autor que executou o crime no dia 21 de setembro e a esposa da vítima fatal, Elisângela Silva Paião, suspeita de envolvimento no crime. O primeiro foi capturado em sua residência, ao passo que Elisângela não foi encontrada em sua casa e é considerada foragida.

Dos fatos:

Instaurou-se Inquérito Policial para apuração dos fatos dando conta que no dia 21, Airton Braz Paião foi vítima de uma emboscada ocorrida na Rodovia SP 421, KM117, Iepê/SP.  O crime foi registrado como roubo qualificado (pela lesão grave).

A equipe policial deslocou-se até a Santa Casa de Presidente Prudente para esclarecer, juntamente com a vítima, o que efetivamente ocorreu. No local, o médico plantonista relatou que o paciente deu entrada no hospital, em estado grave, com quatro ferimentos de projétil de arma de fogo na região da cabeça - todos alojados, ferimento na mão e um ferimento na região das costas. Relatou também que Ailton, embora o estado fosse grave, estava consciente, lúcido e conversando, autorizando em seguida a entrada da equipe policial na sala de emergência para entrevista com a vítima.

Em conversa com o fazendeiro, esse relatou que conversava com uma mulher, no WhatsAp,  de nome “Sara Maria”, porém não sabe dizer o número, desde o dia 14/09/2022, e que os diálogos se iniciaram por iniciativa dela, que lhe mandou um “bom dia”. Dentre as diversas mensagens que trocaram, relatou a mulher ser moradora de Iepê. Disse também que na data da emboscada, trocaram mensagem desde cedo e que entre 17h e 18h esta mandou mensagem pedindo por ajuda, pois seu carro estava com problemas mecânicos, na Rodovia SP 421, um pouco à frente da rotatória que vai para o Distrito de Gardênia. Ailton se deslocou até lá para prestar ajuda e chegando ao local avistou o carro parado próximo a um canavial, desceu do seu automóvel e foi até o veículo, momento que saíram do canavial dois indivíduos do sexo masculino, encapuzados, foram em sua direção e desferiram diversos tiros contra si e um golpe de faca em suas costas. Nessa oportunidade apontou as características do veículo que praticou a emboscada.

Veículo com o qual os criminosos atraíram Ailton (foto cedida pela Polícia Civil)

No dia seguinte à ocorrência, em busca pelo canavial onde se deu os fatos, a equipe de investigação localizou a camionete da vítima, abandonada dentro do canavial. No mesmo dia, os investigadores de Polícia iniciaram  diligências para de localizar o veículo que praticou a emboscada.

Após trabalho investigativo, descobriu-se, no dia 23, que o veículo envolvido seria um Escort Azul, placa preservada, que apresentam queimados do sol no capô e por toda lataria, justamente como Ailton narrou.

Em contato com o proprietário do automóvel, esse disse que vendeu o veículo e que já passou por diversos proprietários, sendo que, pelo que sabe, o último proprietário seria o Policial Militar, Marcos Francisco.

No dia 23 o carro foi localizado. O local foi preservado e acionado perícia. Em seguida, o veículo foi periciado e apreendido.

No dia 24, por volta das 10h30min o soldado Marcos Francisco adentrou a Santa Casa de Presidente Prudente/SP, e na portaria disse ser policial, e que queria conversar com o Ailton, adentrou no hospital, foi até o quarto onde Ailton estava internado. No quarto conversou com a irmã da vítima Ailton, e ele disse que queria conversar com a vítima, e neste instante realizou os disparos contra Ailton e, logo em seguida, suicidou-se, com um disparo na cabeça. Ambos vieram a óbito no local.

De acordo com a polícia, a mulher de Ailton estaria tendo um caso extraconjugal com o policial, Marcos Francisco, e seria a mentora do crime.  

 

Redação Abordagem

Fotos redes sociais




lena pilates
Pharmacia Antiga