Abordagem Notícias
SANTA CASA
LOCAL • 08/04/2022

Ladrões subtraem escultura do cemitério de Assis

A estátua em bronze mede 1,60 e estava no túmulo há 62 anos.

Ladrões subtraem escultura do cemitério de Assis

Mais uma estátua de grande porte, representando Jesus Cristo, foi retirada de cima de um túmulo no Cemitério Municipal de Assis. De acordo com familiares, o furto ocorreu na noite do último dia 31 de março.

O jazigo de onde a obra sacra foi retirada pertence à família Tronco. A estátua estava ali havia várias décadas e a família está inconformada.

“No túmulo da minha família tinha uma estátua, em bronze, de cerca de 1,60 metros, conforme pode ser visto na foto. Fui avisada do ocorrido pela empresa  de limpeza por mim contratada. Fiz boletim de ocorrência policial, sem nenhuma esperança de reaver a peça. A indignação da nossa família não é pelo valor material da peça subtraída ,mas pelo valor afetivo que representa, pois estava ali há pelo menos 62 anos. Fez parte de nossas vidas”, conta a mulher.

Com exceção da entrada principal, no cemitério de Assis não existem câmeras de monitoramento, nem guardas para o período noturno, o que facilita este tipo de ação criminosa.

A estátua de Cristo, foi levada na noite de 31 de março de 2022


A redação contatou o administrador do cemitério, Fabiano Cavalcante, que confirmou esse e outros furtos. Segundo informa, algumas medidas preventivas são avaliadas e serão colocadas em pratica para evitar novas subtrações de peças, a grande maioria, em bronze. Ele adiantou que, na segunda-feira, 11, será emitida uma nota oficial sobre esse e outros furtos que têm ocorrido.

A peça retirada, dessa vez, fica na quadra seis, próxima ao cruzeiro. Em agosto de 2020, parte de uma escultura sacra - obra da Sagrada Família, que pesava cerca de 100 quilos, foi subtraída de um túmulo que fica na quadra oito. A estátua de um burrinho carregando Maria e o Menino Jesus nunca foi encontrada.

De acordo com a integrante da família Tronco, até o momento não foi recebida nenhuma informação da Polícia Civil , ou do Cemitério Municipal, a respeito do furto.

Espaço vazio onde ficava a escultura

 

 

Redação Abordagem

Fotos cedidas pela família

 

 

 

 




lena pilates
Pharmacia Antiga