Abordagem Notícias
Unifio
CULTURA • 29/09/2021

ICine lança revista sobre a produção cinematográfica do interior de São Paulo

'Tintura de Amora' reúne artigos sobre audiovisual do interior paulista e tem acesso gratuíto.

ICine lança revista sobre a produção cinematográfica do interior de São Paulo

O ICine - Fórum de Cinema do Interior Paulista, lança no próximo dia 30 de setembro, a edição número 1 da Revista “Tintura de Amora”, uma publicação que tem por objetivo difundir o conhecimento sobre a pesquisa e prática do cinema do interior, em um viés histórico, político, social e estético, com artigos de pesquisadoras/es e cineastas da região.

Cinema, além de um reflexo social, é um instrumento de transformação; e, analisar a produção audiovisual de uma cidade, região ou país nos possibilita olhar para determinado momento histórico, ampliando as narrativas. A ideia da revista surgiu no meio da pandemia, em 2020, quando as pessoas que integravam o GT Preservação e Pesquisa sentiram a necessidade de registrar o trabalho de pesquisa realizado para a organização da mesa "Mulheres e cinema: alteridades", que abriu o II Encontro da ICine, ocorrido entre junho e agosto daquele ano.

A proposta desta mesa era entender a diversidade de potências que estão além do centro, no interior e nas extremidades da capital. Da potência dos relatos, decidiram dar continuidade à pesquisa e registrar os processos, compartilhando não somente a fala delas, mas também de outras mulheres que, assim como as convidadas, produzem e atuam além do centro: no interior, nas periferias e nos litorais.

“Acreditamos que este esforço inédito de vasculhar arquivos, sistematizar informações, discutir estéticas das produções interioranas possam contribuir para o fomento da indústria ligada ao audiovisual, bem como para o reconhecimento das produções e atores envolvidos nessa cadeia produtiva.” Priscila Constantino Sales.

Esse primeiro número tem como foco a presença das mulheres nas produções, seja à frente ou por trás das câmeras, trazendo artigos com imagens ilustrativas e um catálogo com as produções realizadas pelas cineastas do interior paulista entre 2019 e 2021. A revista é um projeto do GT (grupo de trabalho) Preservação e Pesquisa, que reúne pessoas de várias cidades do interior, foi coordenado pelas cineastas e educadoras Kit Menezes e Priscila Sales, e contou com a colaboração de Bruno Lopes, Cíntia Bertini, Gustavo Dumas e Ramiro Rodrigues.

O lançamento acontecerá de forma virtual pelo canal da ICine no YouTube, na próxima quinta-feira, dia 30 de setembro, a partir das 20h.

Municípios participantes:

Amparo
Araraquara
Araras
Assis
Avaré
Bariri
Bauru
Botucatu
Bragança Paulista
Caçapava
Campinas
Guarulhos
Hortolândia
Itu
Jaboticabal
Jacareí
Jaguariúna
Jarinú
Joanópolis
José Bonifácio
Jundiaí
Mairiporã 
Marília
Matão
Mirassol
Mogi das Cruzes
Nova Odessa
Paulínia
Pindamonhangaba
Piracicaba
Presidente Prudente
Rio Claro
Salto
Santa Gertrudes
Santos
São Bernardo do Campo
São Carlos
São José do Rio Preto 
São José dos Campos
São Pedro
Serra Negra
Socorro
Sorocaba
Sumaré
Tietê
Ubatuba
Valinhos

ICine - rede de trabalhadoras e trabalhadores do cinema que atua na organização, promoção e fomento da atividade cinematográfica e audiovisual, presente em mais de 47 municípios do interior e litoral de São Paulo. www.icineforum.com.br

Informações Adicionais: Edição: Número 1 Instituição: ICine – Fórum de Cinema do Interior Paulista Lançamento: 30/09/21 às 20h no YouTube www.youtube.com/ICine Download gratuito a partir de 30/09/21: www.icineforum.com.br/revista-icine

 

 

 

Assessoria de imprensa




lena pilates
Pharmacia Antiga