Abordagem Notícias
DOM CUMPIM
GERAL • 26/07/2021

Dia dos Avós: mais que uma celebração, a data comemora um legado

Artigo sobre força e bondade, 'um legado de meus avós'.

Dia dos Avós: mais que uma celebração, a data comemora um legado

Se você ligar neste exato momento para a casa dos meus avós, eles irão atender dizendo: “Jesus te ama, bom dia!” Isso porque eles têm vivenciado e espalhado esse amor de diferentes formas, dedicando suas vidas a amar ao Senhor, ao próximo e à Palavra, cumprindo o IDE de Marcos 16:15 há mais de 50 anos.

O Pr. Silvio e Dona Susi se conheceram no Instituto Bíblico Peniel, em Minas Gerais. Ele é do interior de São Paulo e ela de Curitiba. Em 1964, casaram-se, iniciando o ministério da família e também uma longa caminhada pastoreando igrejas no estado do Paraná. Eu sempre gosto de pensar em como o fato dos meus avós terem deixado sua terra para irem estudar a Palavra de Deus influenciou diretamente a minha existência. 

Quando se conheceram e juntos decidiram iniciar uma jornada no ministério, estavam obedecendo uma ordenança do Senhor, confiando na provisão de Deus e sem saber os frutos que aquela decisão traria. A vida deles impactou, e ainda impacta, a de muitos dos quais se tornaram filhos espirituais para eles, inclusive da Rita, que trabalhou com eles em um lar de crianças em Curitiba e hoje trabalha comigo aqui no Pão Diário, mas também de sua família de sangue.

Foram 5 anos em Curitiba, 12 anos em Clevelândia, 5 anos em Pato Branco e 13 anos em Campo Largo. Eles, meus três tios e meu pai sempre moraram no quintal da igreja. A alegria de servir na casa de Deus foi ensinada e um legado espiritual plantado no coração de seus filhos. Quando perguntei ao meu pai, Silvio Junior, qual o sentimento dele em relação a isso, ele respondeu: “Legado não é o que se deixa para as pessoas, é o que se deixa nas pessoas. Hoje, aos 52 anos, sendo a quarta geração de pastores na minha família, admito que o legado que recebi dos meus pais foi eclesiástico e espiritual. Espero, com fé em Deus, que essa corrente do bem continue nas minhas próximas gerações”.

Pensando nisso, vejo o quanto a palavra “bondade” define a Dona Susi. O coração dela está sempre inclinado a ajudar o próximo. Eu não conheço uma pessoa mais generosa do que ela. Mesmo nos tempos mais difíceis, minha avó é capaz de tirar o último ovo da geladeira para oferecer para alguém que esteja com fome ou abrir a porta de sua casa para receber algum desabrigado. Aos 80 anos, ela continua colocando a necessidade dos outros frente às dela. 

Para falar do Pr. Silvio, eu usaria a palavra “força”. Aos 88 anos, ele continua firme e lúcido, ama a Palavra e todos os dias estuda seis diferentes livros devocionais, inclusive um Pão Diário 16, que já têm há muitos anos e ainda faz a leitura diária nele (mesmo que eu dê um novo para ele). Ele sempre gostou de cantar louvores. Mesmo quando esteve doente, não deixou de adorar ao Senhor e acredito que seja esse temor e dedicação que o mantém tão saudável. Minha tia Ruth diz: “Olhando para os meus pais, vejo o quanto vale a pena servir a Jesus, pois Ele cuida de nós de maneira especial. Vejo meu pai firme, alegre, confiante, aos 88 anos, e minha mãe dirigindo a casa sozinha, aos 80, muitas pessoas não conseguem isso”.

Para mim, o legado dos meus avós é claro na minha vida, na de meu pai, da minha irmã, dos meus tios e dos meus primos. Nossa família foi firmada na rocha - que é Jesus Cristo! “Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção” (Salmos 127:1). Há quatro gerações, isso tem influenciado o nosso relacionamento com o Pai e com a igreja. Claro que é sempre um desafio, porque ter a casa de Deus como sua segunda casa torna a vida do pastor e de sua família uma vitrine. É um exemplo a ser seguido; muitos sacrifícios são exigidos. Contudo, pela minha experiência, a alegria da obediência tem uma recompensa eterna.

Neste Dia dos Avós, eu quero agradecer a Deus pelo privilégio de ter convivido com meus quatro avós desde a infância e até os dias de hoje ter um relacionamento próximo com cada um deles. Estar cercada pela sabedoria daqueles que já viveram tanto e poder me inspirar em suas histórias com certeza é parte crucial da minha formação de caráter e da minha intimidade com Jesus. 

Se você tem negligenciado o relacionamento com seus avós, com todo cuidado que essa pandemia exige, tire um tempo para ouvir histórias e perguntar como eles estão. Se você tem a oportunidade, valorize cada momento juntos e, se seus avós já não estão mais aqui, fale sobre a história deles para as próximas gerações da sua família. A história de cada um de nós passa pela história dos nossos avós.

SOBRE PÃO DIÁRIO

Por mais de 83 anos, somos um ministério cristão com a missão de fazer a palavra transformadora da Bíblia compreensível e acessível a todos por meio de recursos bíblicos. Contamos com 38 escritórios em todos os continentes e estamos presente em 150 países, com materiais traduzidos para 58 idiomas. Mais que um devocional, nós somos uma missão. 

 

Texto de Izabeli Faustini, colaboradora do Pão Diário.




lena pilates
Pharmacia Antiga