Abordagem Notícias
UNOPAR/ANHANGUERA
LOCAL • 07/12/2020

'Junior da Gaita' leva alegria aos asilados através da música

Os idosos pedem a música e recebem esse presente de Natal.

'Junior da Gaita' leva alegria aos asilados através da música

Um projeto social tem encantado os idosos acolhidos pelo São Vicente de Paulo de Assis, localizado na Água do Matão, em Assis. O  "Canta pra Mim, idealizado pelos irmãos Ellem e Onelis Andreosi - o Junior da Gaita, foi criado para levar um pouco de conforto e muito amor aos idosos, através da música. 

Conforme ponderam, nessas instituições os idosos recebem os cuidados básicos, são bem tratados, mas muitas vezes são excluídos pelos próprios familiares, são carentes de afeto e ficam sem contato com tanta coisa que acontece fora do mundo deles, agora cercados e protegido por muros e colaboradores da instituição.

 

"Durante a pandemia, como se já não bastasse o medo (uma vez que estamos falando do grupo de risco), essas pessoas ainda se veem privadas do convívio social, tão importante para saúde mental. Cada um desses idosos tem a sua história e a memória musical é algo importante, na maioria das vezes cheia de significados. Quem não lembra da sua infância com uma música? Do primeiro beijo, de um amigo querido.... Na tentativa de aproximar as pessoas e despertar sorrisos, matar a saudade e esquentar o coração desses idosos, surgiu o projeto "Canta pra Mim", um abraço em forma de música", cita Onélis. 

Em visita à entidade, foi perguntado a cada idoso que música ele gostaria de ouvir. A reposta foi escrita em lousas e vem sendo atendida. 

Por o momento ser de pandemia, a música é ouvida de forma virtual (por vídeos), e tem encantado os tantos velhinhos nesse período em que a sensibilidade fica mais em alta, com a chegada do Natal. 

Onelis conta com a colaboração de amigos e músicos, como Marcelo de Vito , Vilma Nogueira Fortuna, Cesar Matos e Stéfany Góes. Há muitos pedidos para serem atendidos, e toda participação é bem vinda. 

"Tem muito mais música e pedidos por vir . Vamos postar até finalizar o projeto . E se você tiver interesse em nos ajudar fique a vontade, me solicite uma música e te envio para gravar", convida. 

O Asilo São Vicente de Paulo de Assis, localizado na Estrada Água do Matão, recebe doações de todos os tipos. Abra seu coração e doe você também. Para colaborar entre em contato através do  cel/whatsapp (18) 99812.2103.

 

 

Redação Abordagem

Fotos cedidas 




lena pilates
Pharmacia Antiga