Abordagem Notícias
CATEDRAL
BELEZA • 28/10/2020

Muito mais que demaquilante! Água micelar é opção versátil para limpar a pele do rosto

Elas invadiram as prateleiras das farmácias, mas ainda são confundidas com demaquilantes.

Muito mais que demaquilante! Água micelar é opção versátil para limpar a pele do rosto

Elas invadiram as prateleiras das farmácias, mas ainda são confundidas com demaquilantes. As águas (ou soluções) micelares tornaram-se famosas por limpar a pele sem fazer arder e servem também para remover maquiagem, mas são bem mais versáteis do que isso.

— A maior dúvida entre as usuárias é se o produto substitui o demaquilante. Muitas embalagens, inclusive, divulgam esta função — diz a médica dermatologista Tatiana Steiner, de São Paulo.

— Embora tenha essa função, se a maquiagem for mais pesada e à prova d'água, o ideal é usar produtos tradicionais, de acordo com o tipo de pele, para evitar que fiquem resíduos.

Certo, então a água micelar não é só demaquilante. Mas, enfim, para que mais ela serve? Resposta simples: para qualquer tipo de limpeza express de que a pele precise - antes de cair na cama após um dia estressante, por exemplo. Portanto, conforme o tipo de pele e hábitos, ela pode ser um suave substituto do tônico, do demaquilante e até do cleanser (sabonete ou gel de limpeza).

Composta de poucos ingredientes, mas de alta tecnologia, sua fórmula combina muita água (termal ou floral) com elementos de limpeza solúveis em água e em óleo - fora eventuais "aditivos". Quando "encaram" a pele, esses elementos formam micelas - glóbulos que absorvem a sujeira da derme como uma esponja. E sem precisar enxaguar.

Substitutas

As francesas costumam substituir a limpeza diária com cleansers por um algodão umedecido com água micelar - somado a máscaras faciais ou esfoliações semanais. Uma boa escolha para quem tem pele sensível, seca ou normal.

— A água micelar funciona como cleanser para peles mais finas, com propensão a dermatites — diz a dermatologista Valéria Marcondes.

Isso por não conter componentes irritantes presentes em sabonetes - como sulfatos e cocoamidos. Para peles espessas, o item deve ser coadjuvante, sem dispensar produtos tradicionais.

Limpeza extra

A dermatologista Daniela Pimentel ensina a usar a água ou solução micelar

Escolha: olhe o rótulo na compra e confira se a fórmula é isenta de álcool, corantes, parabenos e sabão; ideal para pele sensível.

Uso: aplique o produto com algodão macio e sem fiapos, movendo-o em círculos.

Frequência: use pela manhã, após lavar o rosto e antes de aplicar o protetor solar e a maquiagem, e à noite, após lavar a pele com água e sabonete, para desobstruir poros e retirar resíduos de maquiagem.

Sem enxágue: após a aplicação, não enxágue. o produto também pode ser usado nos lábios e olhos e para recuperar a pele após procedimentos dermatológicos ou uso de ácidos.

 

* Gazeta do Povo