Abordagem Notícias
DOM CUMPIM
AGRICULTURA • 15/06/2016

Grupo protesta contra fechamento do Friboi, em Presidente Epitácio

As atividades do frigorífico no município serão encerradas nesta sexta-feira.

Grupo protesta contra fechamento do Friboi, em Presidente Epitácio

Um grupo de aproximadamente 500 trabalhadores do frigorífico JBS/Friboi, em Presidente Epitácio, protestou pelas ruas da cidade na manhã de ontem, contra o fechamento da unidade, que foi anunciado na segunda-feira. “Saímos do JBS de carro e moto, fomos até o centro da cidade, de onde uma parte do pessoal seguiu de moto na frente e fomos acompanhando a pé até o fim da cidade”, relata Roberto Moreira, presidente do Sintiapp (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Presidente Prudente e Região), que participou do ato.

De acordo com informações da Polícia Militar do município, o movimento foi acompanhado pelas viaturas e nenhum incidente foi registrado. Novas manifestações estão previstas hoje e nos próximos dias da semana. “Os funcionários foram notificados em uma reunião realizada hoje [ontem] com os representantes da empresa”, informa o sindicalista. “Eles confirmaram o fechamento e disseram que quem quiser pode pedir a transferência para o Mato Grosso do Sul, mas quase ninguém demonstrou interesse”, detalha Roberto.

Como publicado ontem por O Imparcial, a JBS/Friboi anunciou que as atividades da unidade em Epitácio serão encerradas nesta sexta-feira. Aos 795 funcionários foram oferecidas duas opções: o desligamento, ou a transferência para outras unidades no Estado vizinho. A JBS alegou que vinha mantendo com “muito esforço” o equilíbrio econômico financeiro de sua unidade em Epitácio, mas que tornou-se “inviável” a manutenção do frigorífico após a decisão do governo do Estado de São Paulo de alterar as regras tributárias em abril, com a publicação do Decreto 61.907/16.

 

Reunião na capital

O prefeito de Epitácio, Sidnei Caio da Silva Junqueira, Picucha (PMDB), informa, por meio de sua Assessoria de Imprensa, que se reuniu, na noite de segunda-feira, com o diretor da JBS em São Paulo, Marcos Bortolon, para esclarecimentos sobre o fechamento da unidade.

Durante o encontro, o prefeito foi informado que, em virtude da crise econômica que o país passa e ao decreto do governo do Estado, tomou a medida de paralisar a desossa no frigorífico do município. “Picucha afirma que não medirá esforços para tentar reverter a situação, e pede a união de todos, sendo que, para isso, já entrou em contato com todos os vereadores epitacianos pedindo apoio a eles e aos seus respectivos deputados”, destaca nota enviada pelo órgão municipal.

O chefe do Executivo também entrou em contato com os deputados Mauro Bragato (PSDB), Ed Thomas (PSB), Reinaldo Alguz (PV) e Orlando Morando (PSDB), e agendou uma reunião no Palácio do Governo ainda hoje para levar o problema ao governador Geraldo Alckmin (PSDB).




lena pilates
Pharmacia Antiga